1) A constituição do ser social é histórica, sendo possível ocorrer após um longo processo de experiência e aprendizado. Na maior parte da história da humanidade, as explicações sobre a relação homem e sociedade eram dadas pelas condições históricas e pelos conhecimentos disponíveis. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo: I: No período primitivo, as explicações sobre o mundo fundamentavam-se na religião, tanto nas formas anímicas (animais, plantas, objetos, entre outras coisas que ganham vida ou alma) como nas formas politeístas (vários deuses), explicando a história da humanidade. Havia uma essência humana derivada diretamente da vontade dos deuses. II: Na Grécia Antiga, havia uma concepção de mundo que unificava a vontade dos homens e dos deuses. Estes abriam as oportunidades para que os homens aproveitassem num sentido ou em outro. As relações sociais eram naturalizadas, havia uma essência humana inalterável. Escravos e senhores nasciam com seus destinos traçados, aqueles para o trabalho braçal e estes para funções que exigiam a razão. III: Na Roma Antiga, a concepção de mundo predominante expressava-se na frase "os deuses eram romanos". Os romanos aproveitaram as oportunidades oferecidas pelos deuses que os gregos tanto diziam, pois consideravam que a riqueza era uma questão prática. IV: No Período Moderno, com o advento do Renascimento e do Humanismo, Hegel (1770-1831) foi o primeiro pensador a desnaturalizar a história, afirmando que na relação entre homem e natureza quem comanda é a humanidade, produtora de sua própria história. Indique cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F). Alternativas: a) V – V – V – V b) V – V – V – F c) F – V – F – V d) F – V – F – F e) V – V – F - F
Soluções para a tarefa
Analise as afirmativas abaixo e indique cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F): V-V-V-V.
A primeira premissa diz respeito ao período primitivo, onde as explicações sobre a origem do universo davam-se por meio da religião, ou seja, toda explicação sobre a realidade e a natureza eram pautadas na visão religiosa e na influência direta dos deuses.
A segunda premissa aborda a relação homem-deus na Grécia Antiga, onde havia um dilema entre liberdade e determinismo e até que ponto o homem era livre e era detentor do seu destino, tendo em vista a ação direta dos deuses na realidade.
A terceira premissa relata sobre a Roma Antiga e as suas características histórias. Para o povo romano, os deuses protegiam o Império Romano e os ajudavam a conquistar territórios, poderio e riquezas materiais.
A quarta premissa aborda a teoria hegeliana da história influenciada pelo advento do Renascimento e do Humanismo. Nesse pensamento, há uma valorização do idealismo e do espírito na humanidade.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/25587067
Os Deuses são parte da história e também fazem parte do passado histórico da humanidade. Portanto, analisando a questão proposta é possível definir que todas as alternativas são verdadeiras (alternativa A), sendo que para explicar a nossa presença na terra, a origem do planeta e do universo gregos e romanos utilizaram os Deuses como ponte.
Conheça alguns Deuses gregos
As divindades que faziam parte das histórias eram parte dos grandes mitos, histórias que procuravam explicar a origem de tudo que faz parte da vida. Entre os deuses que se originaram na Grécia temos:
- Zeus - Deus da justiça;
- Poseidon - Deus dos mares;
- Apolo - Deus do sol;
- Afrodite - Deusa da beleza;
- Atena - Deusa da sabedoria;
- Hera - Deusa da luz.
Existem diversos outros deuses, sendo que cada um é responsável por uma criação.
Conheça os deuses romanos
Assim como a Grécia, Roma também deu nome a seus deuses. Esses tinham praticamente a mesma função dos deuses gregos, porém eram chamados de modo diferente:
- Júpiter - Deus da justiça;
- Netuno - Deus dos mares;
- Febo - Deus do sol;
- Vênus - Deusa da beleza;
- Minerva - Deusa da sabedoria;
- Juno - Deus da luz.
Quer saber mais sobre os deuses e sobre a história da humanidade?
https://brainly.com.br/tarefa/43403721
https://brainly.com.br/tarefa/2988006