1-A colonização portuguesa do Brasil e a
colonização inglesa do norte e do centro da
América do Norte, assim como os seus
respectivos movimentos de Independência
política, distinguiram-se em inúmeros
aspectos.
a) Que designação é utilizada para um e outro
processo colonizador, o português e o inglês?
b) Explicite as condições históricas nas quais
ocorreram a Independência das Colônias
Inglesas, em 1776, e a do Brasil, em 1822.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
Portugal utilizou um processo de colonização de exploração, visando o enriquecimento da Coroa Portuguesa, além de desestabilizar a colônia e tornar seus recursos e matéria-prima cada vez mais escassos.
Enquanto isso, a Inglaterra utilizou um processo de colonização de povoamento, que visa tanto o crescimento populacional e econômico da colônia, quanto da metrópole.
b)
Devido à intensificação da cobrança de impostos nas colônias, decorrente da derrota da Inglaterra na Guerra dos Sete Anos, houve uma insatisfação popular por conta dessas cobranças abusivas. Essa insatisfação só cresceu mais e mais, já que a Inglaterra buscava a todo custo se recompor das perdas na guerra.
A pressão forte da população 'forçou' essa independência, até porque as colônias já não dependiam mais tanto da metrópole, devido ao seu desenvolvimento.
A principal condição para independência brasileira foi a chegada da família real portuguesa no Brasil em 1808. Com mudanças a fim de desenvolver a colônia, como a abertura dos portos, o Brasil conseguiu aquecer sua economia, além de criar laços comerciais.
Em contrapartida, com a chegada da realeza, houve uma crescente atribuição de impostos aplicados, além da mudança na administração colonial.
Com a crise decorrente da invasão francesa em Portugal, fez-se necessário a volta do Rei ao país.
A regência de Dom Pedro I, além das divergências entre brasileiros e portugueses e as decisões impopulares, fizeram com que movimentos separatistas surgissem fortes.