1- a ciência é a única forma adequada de conhecimento, em detrimento de outras abordagens do real; 2- admitir que o conhecimento verdadeiro é apenas o que pode ser provado, experimentado (reducionismo); 3- a transmissão do conhecimento assim acontece: “o professor ensina”, “o aluno é objeto e não sujeito da ação”; Analise e critique os mitos apresentados acima. Argumente referindo-se a Durkheim e também a Paulo Freire que em seu livro “Pedagogia do Oprimido”, opôs-se ao modelo que denominou como Educação Bancária e que é análogo (semelhante) às mesmas premissas do pensamento positivista.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar o primeiro mito do pensamento positivista que têm Durkheim como seu defensor ; 1- a ciência é a única forma adequada de conhecimento, em detrimento de outras abordagens do real. Devemos fazer uma critica a tal pensamento porque a ciência é apenas uma das formas de conhecimento da realidade, ou seja, não é o único meio como defendido pelo mesmo.
Tendo em vista o segundo: 2- admitir que o conhecimento verdadeiro é apenas o que pode ser provado, experimentado (reducionismo); Podemos observar que de fato para a ciência o que se diz verdade, é aquilo que pode ser provado e experimentado, uma vez que as abordagens do real são feitas através da racionalidade, do uso da razão, algo diferente disso é considerado como não verídico ou apenas uma teoria.
No terceiro aspecto: 3- a transmissão do conhecimento assim acontece: “o professor ensina”, “o aluno é objeto e não sujeito da ação”; podemos expor o pensamento de Paulo Freire que diz: “o modo como funciona a sua teoria e o que ela faz mudar lhe dirá melhor o que é a sua teoria”, isso nos remete a pensar que além de ser objeto de estudo, o aluno deve ser também o sujeito da ação, pois Freire continua sua linha de raciocínio dizendo: “o trabalho teórico desenvolvido à margem de qualquer prática tenderia a se transformar em mero jogo”. A forma correta de transmissão de conhecimento deve ser a formal, sistematizada mas em um contexto em que o aluno seja sujeito da ação.