1) A chegada dos portugueses resultou na dizimação de grande parte dos povos nativos e atentados aos que sobreviveram. Comente as condições de existência dos povos indígenas brasileiros atualmente, citando alguns dos problemas enfrentados por essas comunidades.
2) Quais foram as mudanças ocorridas na escravidão africana a partir da chegada dos europeus no século XV?
3) As populações indígenas sobreviventes nos dias atuais deveriam ter direito às terras de seus antepassados?
4)Qual é o significado do conceito de etnocentrismo?
5) A partir do trecho destacado da carta de Pero Vaz de Caminha, explique a importância da Igreja católica no processo da Expansão Marítima portuguesa.
[…] o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente; e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar […] CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El-Rei D. Manuel. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1957. p. 31-32.
6) Mesmo sendo Portugal avesso à presença estrangeira em seu território, muito pouco fez a respeito disso no início. Trouxe para o litoral americano a mesma estratégia que tinha sido utilizada no litoral africano durante a Expansão Marítima, instituindo feitorias. Quais as funções das feitorias?
7) Explique o que era os escambos, praticados entre os portugueses e indígenas.
8) Em 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, Explique o que isso significava.
ME AJUDEM PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje são a consequência daqueles que surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.
2) O europeus chegaram a África aos pouquinhos. Não foi uma invasão única, como muitos pensam.... Entretanto, já no século XV, os europeus passaram a desejar a conquista das áreas litorâneas do continente, em seu primeiro processo de expansão, em busca das riquezas que já sabiam que existiam e da mão-de-obra africana. 3) Sim, na minha opinião, é terreno de família, e deve ser mantida.
4) Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
5) Pois antigamente na epóca da colonização portuguesa eles achavam os nativos pessoas nao civilizadas e estavam tentando cumprir a missao dos padres jesuitas que era civilizar os nativos(os indios) porém os padres ficaram contra esta missão no momento em
que os indios começaram a ser escravizados.
6) Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega. Eram governadas por um "feitor" encarregado de reger as trocas, negociar produtos em dado ponto do rei e cobrar impostos (o quinto).
7) Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores do pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
8) O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de
"Novo Continente".
Explicação:
já fiz essa prova.