Psicologia, perguntado por Viihotaku, 9 meses atrás

1. A chamada ´´energia limpa´´ é mesmo limpa? Justifique sua resposta, dando exemplos.
2. Como o planejamento estratégico integrado colabora na instalação de um parque eólico, por exemplo?
3. Qual é a principal vantagem em utilizar energia limpa, ao invés da energia produzida pelos combustíveis fosseis? Justifique sua resposta.
4. Quais estados brasileiros produzem mais energia eólica e solar? O seu município ou região já utiliza ou tem potencial para utilizar essas fontes de energia limpa?
5. O INPE(instituto nacional de pesquisas espaciais)Publicou o atlas Brasileiro de energia Solar,que apresenta dados e ferramentas sobre o potencial solarem nosso país, com objetivo de auxiliar o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas de incentivo a projetos nacionais de energia solar e eólica. Entre as informações contidas na publicação há menção sobre uma região existente no Brasil chamada ´´cinturão solar´´.
a)Em que consiste o cinturão solar?Quais estados brasileiros fazem parte dele?
b)Quais são as tecnologias para o aproveitamento da energia solar?

6. Quais aspectos favorecem a produção de energias hídrica, eólica e solar no Brasil?
7. Pesquise sobre ´´Planejamento Integrado de Recursos Energéticos´´, e registre suas principais informações e finalidades.
8. Pesquise sobre as leis de nosso país que se referem aos processos de produção energética. Registre suas registre suas considerações sobre os benefícios que elas estabelecem para a sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por kittychan125
17

Resposta:O que é a “Energia Limpa”?

Trata-se daquela energia elétrica obtida por meio de fontes que não emitem gases poluentes e que são renováveis. São exemplos a energia hidrelétrica, a energia solar, a energia nuclear e a energia eólica.  

Em se tratando de combustível para veículos, a “energia limpa” é aquela que emite menos poluentes, como a biomassa (são exemplos o biodiesel e o etanol). Ou seja, fontes que supostamente não agravam o aquecimento global nem intensificam o efeito estufa. Ademais, não interferem no ciclo do carbono.

Os combustíveis fósseis emitem dióxidos de carbono durante todo o processo, desde a extração até a queima. Como os biocombustíveis só liberam esse gás quando são queimados e, considera-se que esse gás voltaria a compor as plantas utilizadas como matéria-prima, o balanço atmosférico dessa substância seria zero.

Ainda que causem menos prejuízos, eles ainda existem.  Ademais, foram empregados recursos para obter a energia elétrica.

Portanto, o consumo de energia deve ser sempre consciente; buscando evitar qualquer tipo de desperdício.

Caso contrário, a humanidade pode sofrer consequências graves, como a escassez de recursos ou sérios problemas respiratórios provenientes de uma atmosfera poluída.

Ainda que o impacto ambiental causado pela “energia limpa” seja menor, esse prejuízo ainda existe e não deve ser ignorado. Em outras palavras, o consumo de energia deve ser sempre consciente; buscando evitar qualquer tipo de desperdício.  

Alguns danos causados ao ambiente:

A energia eólica provoca muita poluição sonora, interfere em transmissões de rádio e televisão e pode ferir e/ou matar aves que se acidentam em suas turbinas.

Para construir hidrelétricas, podem ocorrer alagamentos nos quais há a destruição de ecossistemas (fauna e flora prejudicados) e deslocamento das populações humanas (por vezes, essas perdem suas moradias e fontes de renda).

A construção e manutenção de usinas nucleares possui custo elevadíssimo. Além disso, gera-se lixo nuclear e a água aquecida proveniente do resfriamento também pode causar impactos na vida de rios, lagos e mares.

A quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados

A principal vantagem está no fato de que a energia limpa não libera poluentes, e principalmente, é uma energia renovável. O oposto da energia de combustíveis fósseis, que além de ser muito poluente, se esgota.

Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:

Rio Grande do Norte: com capacidade de 4.066 MW e 151 usinas.

Bahia: com 3.951 MW e 153 usinas.

Ceará: com 2.045 MW e 79 parques.

Rio Grande do Sul: com 1.832 MW e 80 parques.

Piauí: com 1.638 MW e 60 usinas de geração de energia.

Essas localidades, conforme a 2ª edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, divulgado no ano passado, estão no "Cinturão Solar", região que vai do Nordeste ao Pantanal, passa pelo norte de Minas Gerais e pega o sul da Bahia e o nordeste de São Paulo.

As principais tecnologias utilizadas para o aproveitamento da energia solar são as usadas para aquecimento e geração de energia elétrica, destacando-se a geração fotovoltaica e a concentração solar, esta também chamada de Usina Solar Termoelétrica ou Heliotérmica.

São energias limpas e o Brasil possui grande recurso hídrico, eólico e solar

O Planejamento Integrado de Recursos – PIR – é uma abordagem voltada para pos-sibilitar que o planejamento energético atendesse aos interesses dos atores envolvidos e as necessidades da sociedade como um todo. Enquanto o planejamento tradicional para o 1 Mestre, Doutor, Docente da Escola Politécnica da USP.

Explicação:

o suprimento,produção,transmissão,distribuição e o uso de energia

Dentre leis vigentes de nosso país que se referem aos processos de produção energética, pode-se citar: a mesma empresa não pode ser produtora, distribuidora e transmissora de energia elétrica; incentivos à produção de energia a partir de fontes alternativas renováveis e biocombustíveis.

espero ter ajudado fiquei bastante tempo fazendo isso se puder marcar como a melhor agradeço

Perguntas interessantes