1) A categorização natural é, segundo a Linguística Cognitiva, uma das principais funções da língua, sendo um dos principais temas explorados pela Semântica Cognitiva. Sobre a categorização, complete as lacunas a seguir: A visão de categorização, assumida pela _________________________________, é conhecida como _________________________________ e se fundamenta nos estudos cognitivos de _________________________________, segundo os quais as categorias se organizam por meio de elementos mais _________________________________ (mais centrais) e menos prototípicos (mais _________________________________). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Alternativas: a) Semântica Cognitiva / Semântica dos Protótipos / Eleanor Rosch / prototípicos / periféricos. b) Semântica dos Protótipos / Semântica Cognitiva / Ducrot / semânticos / centrais. c) Semântica Cognitiva / Semântica da Enunciação / Marion Carel / lexicais / periféricos. d) Semântica dos Protótipos / Semântica Cognitiva / Benveniste / estruturais / centrais. e) Semântica Cognitiva / Semântica Estrutural / Saussure / cognitivos / periféricos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A
Explicação:Semântica Cognitiva / Semântica dos Protótipos / Eleanor Rosch / prototípicos / periféricos.
Aap4 de Semântica
1 A
2 C
3 E
4 A
A respeito da semântica cognitiva e dos protótipos, observamos:
A visão de categorização, assumida pela Semântica Cognitiva, é conhecida como Semântica dos Protótipos e se fundamenta nos estudos cognitivos de Eleanor Rosch, segundo os quais as categorias se organizam por meio de elementos mais prototípicos (mais centrais) e menos prototípicos (mais periféricos).
Alternativa correta: letra A.
Teoria Prototípica de Categorização
A Teoria Prototípica de Categorização foi desenvolvida por Eleanor Rosch. Segundo ela, os membros de uma categoria conceitual são mais centrais que outros, de forma que os mais centrais são chamados de prototípicos, enquanto os menos centrais são os chamados periféricos. Assim, é possível identificar conceitos de qualquer língua que possuam um exemplo do mundo real, capaz de representá-los. Esta teoria se aplica aos estudos linguísticos, em especial nos semânticos, que se referem aos significados que as palavras podem assumir quando contextualizadas.
Saiba mais sobre semântica em:
https://brainly.com.br/tarefa/51452727