História, perguntado por pssespinosa, 11 meses atrás

1)
“A característica geral de nossa vida é agora a seguinte: destruímos a indústria capitalista, arrasando até seus alicerces as instituições medievais, a propriedade agrária dos latifundiários; e sobre essa base criamos os camponeses pequenos e muito pequenos, que seguem o proletariado porque têm confiança nos resultados da atividade revolucionária desses. (…) Ademais, por causa da situação internacional, a Rússia retrocedeu, e o rendimento geral do trabalho do povo é hoje em nosso país muito menor que antes da guerra. As potências capitalistas da Europa ocidental, em parte de maneira consciente e em parte espontânea, fizeram tudo a seu alcance para aproveitar as consequências da guerra civil que sofreu a Rússia, e arruinar o país.”

A passagem acima, extraída de um dos últimos documentos políticos escritos por Lênin, apresenta os termos gerais de um difícil momento enfrentado pela Rússia Soviética. Trata-se da:

Alternativas:

a)
Fome generalizada antes da Primeira Guerra Mundial, período em que o czar respondia violentamente às demandas da população.

b)
Escassez de matérias-primas durante a Primeira Guerra Mundial, quando o Exército Vermelho se mantinha em guerra contra a Alemanha apesar de sua difícil situação econômica

c)
Situação da Rússia socialista no imediato pós-guerra, em que a economia russa precisava lidar com os sacrifícios feitos em tempos de guerra e com a oposição das potências capitalistas.

d)
Batalha de Stalingrado, o notável enfrentamento entre as tropas nazistas no front oriental e o enfraquecido Exército Vermelho, que ainda assim consegue defender essa cidade

e)
Dificuldades econômicas enfrentadas pelo Estado soviético a partir do bloqueio econômico imposto pelas nações capitalistas, que desempenhavam papel crucial no abastecimento da economia russa com gêneros primários

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

É correta a alternativa C.

O período que Lênin descreve é o início da década de 1920, quando a Rússia havia recém-saído da Guerra Civil russa, que teve a participação, por meio do patrocínio a exércitos mercenários e ao Exército Branco, de diversas potências capitalistas ocidentais.

Por causa desta Guerra, a infraestrutura nacional havia sido destruída, milhões dos russos haviam morrido e a economia se encontrava em ruínas, de modo que a sobrevivência da República Socialista Soviética parecia ameaçada já durante o seu nascimento.

Perguntas interessantes