1)
"A capacidade de identificar os constituintes internos duma palavra varia em função das propriedades destes e da consciência ou do conhecimento que os falantes têm da sua língua. No uso espontâneo da língua, o falante não reflete de forma sistemática sobre a estrutura interna das centenas de signos que convoca. Todavia, se solicitados a fazê-lo, os falantes são capazes de decompor uma palavra complexa e de identificar os seus constituintes (term-, em termal, térmico, termômetro), mesmo que não consigam compreender o significado de alguns deles."
(RIO-TORTO, Graça Maria. Desafios em morfologia: história e (re)conhecimento. In: VIARO, Mário Eduardo (Org.). Morfologia histórica. São Paulo: Cortez, 2013.)
Sobre o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I) As palavras termal, térmico e termômetro constituem lexemas distintos da língua portuguesa.
II) Existe uma relação morfológica histórica entre as palavras termal, térmico e termômetro, uma vez que compartilham uma mesma raiz.
III) Os falantes nativos de uma língua não são capazes de identificar, a partir de seu conhecimento linguístico intuitivo, os morfemas das palavras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.
2)
A expressão processos de formação de palavras é tradicionalmente usada para designar os fenômenos morfológicos derivacionais e aqueles que envolvem composição de palavras. Nas gramáticas tradicionais, esses processos abarcam alguns fenômenos que dão origem a novos lexemas.
Com base nessa informação, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A chamada derivação sufixal constitui um processo morfológico caracterizado pela inserção de afixos ao final de um vocábulo.
( ) A composição por justaposição caracteriza-se pela alteração nas propriedades fonológicas das palavras envolvidas no processo.
( ) A derivação regressiva pode ser classificada como um fenômeno morfológico, pois envolve alteração na forma da palavra, por meio de redução.
( ) A derivação imprópria, ou conversão, difere-se dos demais tipos de derivação, pois a forma do item lexical resultante é a mesma que a do primitivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – F – V – V
b)
V – F – F – V
c)
V – V – F – F
d)
V – F – V – F
e)
V – V – V – V
Soluções para a tarefa
1. Alternativa B.
II apenas.
2. Alternativa A.
V - F - V -V
1. O item I é falso porque as palavras "termal", "térmico" e "termômetro" possuem os mesmos lexemas: -term.
O item II é verdadeiro, pois essas palavras possuem a mesma raiz: -term.
O item III é falso porque os falantes nativos de uma língua são capazes sim de identificar, a partir de seu conhecimento linguístico intuitivo, os morfemas das palavras.
2. (V) A chamada derivação sufixal é marcada pela inserção de afixos ao final de um vocábulo.
> Exemplos: pensamento; pedreiro; jogador
(F) A composição por justaposição caracteriza-se pela alteração nas propriedades fonológicas das palavras envolvidas no processo.
> Na verdade, não há alteração nem supressão de fonemas na composição por justaposição (girassol; passatempo)
(V) A derivação regressiva pode ser classificada como um fenômeno morfológico, pois envolve alteração na forma da palavra, por meio de redução.
> Exemplos: beijo (deriva de beijar); abraço (deriva de abraçar)
(V) A derivação imprópria, ou conversão, difere-se dos demais tipos de derivação, pois a forma do item lexical resultante é a mesma que a do primitivo.
> Não há alteração da forma, apenas na classe gramatical da palavra. Exemplo: o jantar; o andar; o azul
Resposta:
1,d)
I e II, apenas
2.a)
V – F – V – V
Corrigido pelo AVA
Explicação: