1. A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a: *
1 ponto
a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
b) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.
c) crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
d) rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O moderno que é expresso na canção diz respeito tanto à novidade da criação artística do período, com a bossa-nova, quanto às alterações que JK se propunha a realizar, além da possibilidade de encurtar as distâncias, através da utilização de novos meios de transporte.
Resposta:
(A) Representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
Espero ter ajudado!!!
A música Presidente Bossa-Nova representa a modernização do Brasil (letra A).
A música fala sobre as qualidades do presidente Juscelino Kubitschek, como um bom líder, e também exalta a construção de Brasília e modificação da capital do Rio de Janeiro para a nova cidade.
O momento era de expansão cultural, de surgimento da bossa-nova enquanto ritmo tipicamente brasileiro, além da exaltação dos novos tipos de transporte e da facilidade de diminuição das distâncias dentro do país, por causa das novas rodovias.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/11644452