1- A canção faz uma oposição entre ser uma “metamorfose ambulante” e “ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Reflita sobre essa oposição. Depois, responda às questões.
a) O que é uma “metamorfose” e por que “ambulante”?
b) Ao descrever sua “metamorfose ambulante”, o eu lírico trata de quais aspectos que configuram sua identidade?
c) Aponte vantagens e desvantagens de ser uma “metamorfose ambulante”.
d) Muitas vezes, nos perguntam “o que vamos ser”, significando que profissão gostaríamos de exercer no futuro. Nem sempre atendemos às expectativas dos outros e podemos não ter respostas claras. Na sua vida, o que seria essa “velha opinião formada sobre tudo”?
2- As questões abordadas em “Metamorfose ambulante” não são estranhas para nós. Muitas vezes, podemos até nos sentir inseguros, porque parece que todo mundo tem “uma opinião formada sobre tudo”, enquanto nós estamos sempre oscilando. Considerando que nem sempre é fácil lidar com essa situação, vamos pensar em algumas questões a respeito de mudanças de opinião e de visão de mundo.
a) Descreva uma mudança de opinião que você já teve.
b) Por que pensava da primeira maneira?
c) Por que mudou? Como se deu essa mudança?
Soluções para a tarefa
1)
A) Metamorfose seria algo que está evoluindo, se desenvolvendo, mudando. Enquanto ambulante seria aquilo que está sempre se movendo, que não se encontra fixo.
B) O eu lírico se refere a ser uma pessoa que tem sempre seus pensamentos mudando, alguém que muda bastante de opinião.
C) Como uma vantagem podemos observar uma pessoa aberta novas propostas e pensamentos que sejam diferentes do seu. E como uma desvantagem podemos observar a falta de uma opinião que seja formada, e também a falta de alguns valores que são construidos com o tempo.
D) O termo, seria a não aceitação das mudanças, como o caso das profissões em que apenas algumas são consideradas escolhas certas para quem quer ser bem sucedido, do contrario sempre existem pensamentos pejorativos.
2) Apresenta perguntas mais pessoais que você pode responder de acordo com sua relação com as questões sociais. Que geralmente somos influenciados primeiramente por nossos familiares, e posteriormente nossos amigos ou até mesmo o uso da internet acaba mudando nossa opinião.