1-A canção “Dona” Do grupo Roupa Nova faz intertextualidade com qual cantiga Trovadoresca? Explique com suas palavras.
2-E a canção “Esse cara” de Caetano Veloso faz intertextualidade com qual cantiga Trovadoresca? Explique com suas palavras.
3-A coita ( dor, Sofrimento) é um sentimento presente tanto nas cantigas de amor quanto nas de amigo retire das duas canções versos que exemplifiquem esse sofrimento e dor . E escreva-os.
4-Retire de uma das canções um verso que demonstra a vassalagem amorosa e escreva-o
5-Na cantiga de amigo a mulher lamenta a perda do “amigo” ( amado) .Escreva com suas palavras o que seria essa perda? Retire de uma das canções um verso que comprove essa perda do amado.
6-Na cantiga de amor o trovador ou vassalo faz a idealização da mulher amada, contudo essa mulher é impossível e inacessível ao trovador.Retire de uma das canções um verso que exemplifique essa idealização da mulher pelo trovador e escreva-o.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- R: ela faz parte do grupo "cantigas de amor" pois nela há uma voz masculina que se rebaixa a uma mulher, ou seja caracteriza as cantigas de amor
- R: ela tem relação com as "cantigas de amigo" pois suas características são: Voz feminina, realismo e simplicidade, coita (sofrimento amoroso por ter sido abandonada por amante ou namorado) paralelismo (repetição de versos) e refrão, são algumas características das cantigas de amigo.
- R: "É a moça da Cantiga A mulher da Criação
Umas vezes nossa amiga Outras nossa perdição"(cantigas de amor). "Ah, que esse cara tem me consumidoA mim e a tudo que eu quisCom seus olhinhos infantisComo os olhos de um bandido".(cantigas de amigo).
4. R: "O poder que nos levanta A força, que nos faz cair Qual de nós ainda não sabe Que isso tudo te faz"(vassalagem: O eu-lírico é masculino que corteja uma mulher com elogios, apresenta uma declaração amorosa que um homem faz para uma mulher).
5. R: esta não seria bem a perda de um "amigo" e sim a pessoa com quem essa mulher mantem um relacionamento, porem não está satisfeita com o resultado do relacionamento e isso pode ser considerado a "perda" dela. "Ah, que esse cara tem me consumido, A mim e a tudo que eu quis, Com seus olhinhos infantis, Como os olhos de um bandido".
6. R: "Pelas ruas onde andas, Onde mandas todos nós, Somos sempre mensageiros, Esperando tua voz, Teus desejos, uma ordem, Nada é nunca, nunca é não, Porque tens essa certeza, Dentro do teu coração".
Explicação:
confia