1-A Campanha Maio Amarelo busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção de acidentes de trânsito. A cada ano o número de acidentes nas ruas das pequenas e grandes cidades tem aumentado significativamente, ocasionando alto custo com internações hospitalares e reabilitação, em casos mais graves o afastamento do trabalho por danos e lesões permanentes. Diante disso escreva sobre a importância das campanhas de prevenção de acidentes de trânsito. No seu ponto de vista existem outras ações que poderiam ser realizadas para diminuir ou evitar os aciden- tes de trânsito? Justifique sua resposta. 2- Após a análise do Gráfico 1 , responda : a) Qual a média de idade de vítimas fatais em acidentes causados por motocicleta? b) Nos casos dos acidentes com pedestres e automóveis, em qual faixa etária ocorre o maior número de acidentados? c) Na sua opinião por qual o motivo os jovens estão envolvidos nos maiores números de aciden- tes de trânsito? d) Após os 40 anos os números de óbito apresentam uma queda. Em sua opinião qual fator envol- vido nesse declínio de acidentes? 3- Após análise do Gráfico 2, responda: a) Descreva o número de óbitos por 100 mil habitantes na década de 2000 por acidentes de pe- destre, automóvel e motocicleta. b) Em vinte anos houve um aumento considerável no número de óbitos por acidente de motoci- cleta, descreva os valores. c) O número de acidentes com pedestre no ano de 2000 era de 8,0 por 100 mil habitantes, já no ano 2020 esse número reduziu para 3,7 por 100 mil habitantes. Pontue motivos para essa redução. d) A Lei 11.705, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como Lei Seca por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsi- to Brasileiro foi alterado e provocou grandes mudanças nos hábitos da população brasileira. Esta seria a razão para que o índice de acidentes fosse bem aproximado tanto para pedestres quanto para veículos no ano de 2008 e 2009? Justifique sua resposta. 4- Após a análise dos gráficos 1 e 2 e a leitura dos textos, descreva os possíveis motivos para o au- mento do número de jovens vítimas de acidentes com motocicleta? 5- Conforme a lei em nosso país (Código de Trânsito Brasileiro) qual a idade mínima para pilotar mo- tocicleta e automóvel? 6-Pesquise e liste os equipamentos de proteção individual que são exigidos para que o motociclista possa pilotar com segurança. 7- Na sua opinião o que poderia ser feito para reduzir o número de vítimas e acidentes com motociclistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.
Sim. Como aulas reforçadas em escolas para demonstrar o quão perigoso e como pode afetar a vida a sua vida e a vida do próximo; impor mais regras severas, etc.
2)a) São predominantemente na faixa etária de 20 a 59 anos, em ambos os sexos.
b)Entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.
c)São mais avoados, qualquer cousa lhes tiram a atenção.
d)Por terem mais atenção ao trânsito e no que estão fazendo, para evitar mortes a até mesmos multas, ou serem presos por infração.
3)a)Pedreste: 8,0
Automóvel:4,9
Motocicleta:2,3
b)2,3- 12,3.
c)Passaram a ter mais cuidados ao ser locomovem para não haver óbitos.
d)Sim. Com as circunstancia foram diminuídos os acidentes por haver multa/prisões dependendo do teor alcoólico por dirigir embriagado, assim tendo a grande queda.
a
4)Menos percepção a atravessia de rodovias.
5) 18 anos.
6)• Capacete.
• Jaqueta.
• Calça.
• Óculos escuros.
• Capa de chuva.
• Luvas.
• Calçados.
• Polainas
7)É necessário aumento da fiscalização, multas rigorosas, apreensão de motos e carteiras, visto que somente o peso financeiro fará com que ele repense seus atos.
Explicação: Espero ter ajudado! Bons estudos.
1) A importância das campanhas de prevenção de acidentes de trânsito radica em que elas são uma maneira de comunicar às pessoas as consequências dos acidentes de trânsito, de como eles mudam significativamente a vidas das pessoas envolvidas e como podem ser prevenidos com simples ações.
O objetivo estratégico dessas campanhas é prevenir lesões não intencionais de todos os tipos, já que a grande maioria delas são evitáveis. No trânsito ocorre o maior número de lesões graves e mortais; bem como à prevenção de lesões que causem danos materiais, quando podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.
2a) Analisando o gráfico 1 podemos determinar que a média de idade de vítimas fatais em acidentes causados por motocicleta, predomina na faixa etária de 20 a 59 anos, em ambos os sexos.
2b) Nos casos dos acidentes com pedestres e automóveis na faixa etária que ocorre o maior número de acidentados é de crianças e jovens entre 5 a 29 anos.
2c) O motivo os jovens estão envolvidos nos maiores números de acidentes é porque eles são menos cautelosos, andam sem equipamento de proteção individual e excedem os limites de velocidade.
2d) O fator envolvido no declínio de acidentes dos números de óbitos na faixa etária após os 40 anos, principalmente é dada porque são pessoas mais experientes, que conhecem bem as leis de trânsito, que são mais cautelosas.
3a) No gráfico 2 podemos observar que o número de óbitos por 100 mil habitantes na década de 2000 por acidentes de:
- Pedestre é de 8,0
- Automóvel é de 4,9
- Motocicleta é de 2,3
3b) No gráfico 2 podemos observar que em vinte anos houve um aumento considerável no número de óbitos por acidente de motocicleta, sendo que no ano 2002 o número de óbitos por 100 mil habitantes foi de 2,3 e foi aumentando exponencialmente até os anos 2008 e 2009 onde os óbitos se mantiverem quasi igual em 6 e 6,1. Logo para o ano 2010 aumentó novamente para chegar a 12 no ano 2020.
3c) O número de acidentes com pedestre entre os anos 2000 e 2020 teve uma redução importante de 8,0 a 3,7 por 100 mil habitantes, e dentre os principais motivos podemos mencionar as campanhas de prevenção, as multas e penalidades para os motoristas e as novas leis de trânsito que ajudaram a controlar o trânsito e prevenir acidentes.
3d) Sim certamente com aplicação da Lei Seca foram geradas grandes mudanças nos hábitos da população brasileira, pois a lei por ser mais rigorosa ao reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige, muitos motoristas têm maior prevenção para evitar serem penalizados ou multados, gerando uma diminuição do índice de acidentes de pedestres e veículos no ano de 2008 e 2009.
4d) Após a análise dos gráficos 1 e 2 podemos dizer que os possíveis motivos para o aumento do número de jovens vítimas de acidentes com motocicleta são os seguintes:
- São menos cautelosos.
- Não usam equipamentos de segurança como capacete.
- Excedem os límites de velocidade.
- Não respeitam as leis de trânsito.
5) A idade mínima para pilotar motocicleta e automóvel de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é de 18 anos.
6) Os equipamentos de proteção individual que são exigidos para que o motociclista possa pilotar com segurança são:
- Capacete
- Roupa adequada: jaqueta com faixas reflexivas, calça, calçados, colete de segurança de alta visibilidade capa de chuv
- Óculos e Viseira
- Luvas.
- Antena “corta-pipa”
- Protetor de motor e pernas
- Polainas.
7) Para reduzir o número de vítimas e acidentes com motociclistas é importante criar uma consciência nos motoristas através da educação, além de ter maior fiscalização por parte das autoridades para que sejam cumprinas as leis de trânsito. Além disso os motoristas podem praticar as seguintes ações simples:
- Ficar visível com ajuda dos equipamentos de proteção individual
- Respeitar os sinais de trânsito.
- Não passar veículos nas curvas
- Não andar em paralelo com outros motociclistas.
- Não obstruir a zona de pedestres.
- Não passar entre outros veículos.
- Respeitar as luzes vermelhas dos sinaleiros.