1 – A BIKE NA CIDADE
1. Escute o podcast produzido pelo Jornal da USP. Em seguida, faça a leitura de um trecho da letra da música “Pedalando”, da banda pernambucana Academia da Berlinda.
Texto 1: Podcast Momento Cidade #21: Como o compartilhamento de bicicletas pode melhorar as cidades?1
Para Renata Rabello, autora da dissertação “Sistema público de bicicletas compartilhadas: a disputa do espaço urbano”, a mobilidade é um dos grandes desafios das cidades
08/05/2020
Por Giovanna Stael
Há muitas maneiras de se percorrer uma cidade. Os trajetos podem ser feitos no aperto abafado de um trem, ouvindo a trilha sonora que anuncia a próxima estação do metrô, no ar condicionado dos nossos carros ou cortando o vento, se equilibrando em cima de uma bicicleta, um veículo ágil, não poluente e que nos mantém ativos. Não por acaso, será que a boa e velha bicicleta pode ser a chave para melhorarmos a forma como nos transportamos nas cidades? [...] Nesta semana, entrevistamos a pesquisadora Renata Rabello, autora da dissertação Sistema público de bicicletas compartilhadas: a disputa do espaço urbano, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Renata estudou a relação entre o compartilhamento de bicicletas com o debate que discute o uso dos espaços nas cidades. Para a arquiteta, a mobilidade é um dos grandes desafios das cidades, principalmente das metrópoles brasileiras, com grande parte da população vivendo em áreas periféricas. De acordo com Renata, “a mobilidade é o que dá o acesso à cidade, onde o cidadão tem oportunidade de emprego, oportunidade de educação e saúde”. A especialista acredita que a questão dos transportes seja o maior desafio urbano, já que nossa capacidade de deslocamento é essencial para que possamos, de fato, ter direito à cidade e a tudo o que ela oferece. Na opinião da pesquisadora, se bem integrados aos outros meios de transporte como metrô e ônibus, os sistemas de compartilhamento de bicicletas são capazes de melhorar a integração modal do espaço urbano. Atualmente, uma das grandes dificuldades para se incentivar o uso de bicicletas é conseguir espaço para as estações de compartilhamento. “É muito difícil ganhar essa disputa do automóvel, as pessoas estão muito acostumadas a ver aquele espaço como um espaço seu, do estacionamento do seu carro”, pontua. [...]
Texto 2:
Pedalando 2
Academia da Berlinda
Pedalo pra te encontrar
No quadro vou te levar
Com muito cuidado eu devo seguir
Me levante se eu cair
O trânsito segue parado
Enquanto a cidade para pra olhar
Com cinco lugares, só um ocupado
E a paciência de esperar
[...]
2. Responda às perguntas.
a. Qual é o tema comum aos dois materiais? Qual problema da cidade é retratado nos dois textos?
b. Quais são as diferenças de efeito de sentido na forma como o tema é abordado nos Textos 1 e 2?
c. Qual dos dois textos você utilizaria como base argumentativa em um texto de opinião? Por quê?
d. Na opinião da pesquisadora Renata Rabello, de que forma a bicicleta pode ser utilizada na cidade?
e. E na sua opinião, a bicicleta pode ser utilizada como um meio de transporte na sua cidade? Apresente um argumento para justificar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. Qual é o tema comum aos dois materiais? Qual problema da cidade é retratado nos dois textos?*
R= Tanto o podcast quanto a música falam sobre a bicicleta como um meio de transporte na cidade. Ambos os textos retratam o trânsito como um problema da urbanização nas grandes cidades.
b. Quais são as diferenças de efeito de sentido na forma como o tema é abordado nos Textos 1 e 2?
R= Por se tratar de uma entrevista com uma pesquisadora acadêmica, o Texto 1 utiliza linguagem formal e apresenta os argumentos embasados em dados. Já o Texto 2, por se tratar de uma letra de música, aborda o tema de forma leve e com linguagem informal, mesmo fazendo uma crítica ao trânsito e à lógica individualista das pessoas que utilizam seus carros para se locomover pela cidade mesmo quando estão sozinhas.
c. Qual dos dois textos você utilizaria como base argumentativa em um texto de opinião? Por quê?
R= O texto 1 é o mais indicado para ser utilizado como referência para construção de textos de opinião, por conta de seu caráter formal e de respeito à norma padrão.
d. Na opinião da pesquisadora Renata Rabello, de que forma a bicicleta pode ser utilizada na cidade?
R= Renata estudou a relação entre o compartilhamento de bicicletas com o debate que discute o uso dos espaços nas cidades. ... De acordo com Renata, “a mobilidade é o que dá o acesso à cidade, onde o cidadão tem oportunidade de emprego, oportunidade de educação e saúde”.
e. E na sua opinião, a bicicleta pode ser utilizada como um meio de transporte na sua cidade? Apresente um argumento para justificar sua resposta.
Sim. Pois tanto adultos quanto crianças usa as bicicletas para ir e voltar do trabalho ou da escola por exemplo, por não terem condições financeiras de compras um carro ou uma moto. Além do mais é muito prático e preserva o meio ambiente.
A) O tema em comum aos dois materiais é o meio de locomoção da bicicleta como solução para a mobilidade urbana em grandes cidades movimentadas.
B) A diferença de efeito nos dois textos é que no primeiro se trata de um podcast feito pelo jornal da USP em forma de entrevista com a autora da dissertação "Sistema público de bicicletas compartilhadas: a disputa do espaço urbano".
Já o segundo texto se trata de uma canção que remete ao uso da bicicleta.
C) Eu usaria o primeiro texto como base argumentativa. Porque ele é melhor estruturado e com mais informações.
D) Para a pesquisadora, a bicicleta pode ser utilizada como um outro meio de transporte, alternativo.
E) Na minha cidade, não pode. Ela possui muitos morros e ruas estreitas, que a bicicleta não consegue ser efetiva.
mais em https://brainly.com.br/tarefa/43227555