1)
A autora Hitara em 1989 levantou um problema da divisão capitalista do trabalho que persiste nos dias de hoje, ao afirmar que:
“A confrontação do resultados da psicopatologia do trabalho com a sociologia da divisão sexual do trabalho mostra que a situação das mulheres não é em nada semelhante à dos homens no que diz respeito ao sofrimento psíquico e aos procedimentos defensivos que elas podem elaborar a partir da posição que ocupam.”
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O detrimento das mulheres é um reflexo da divisão sexual do trabalho em que o homem transfere o seu sofrimento pela organização do trabalho a uma relação doméstica de dominação.
PORQUE
II - As mulheres são vítimas indiretas das defesas dos homens contra o sofrimento causado pelas organizações não cabendo a mesma “válvula de escape” para mitigar esse sofrimento da mesma forma.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Selecione uma alternativa:
a)
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b)
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c)
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d)
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
as duas asserções são falsas.
2)
O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV e início do século XVI, sendo em grande parte consolidado pela crise do feudalismo e pela expansão comercial marítima europeia. Esse sistema primeiramente se estruturou em um viés mercantilista, pautado na intensiva busca por matérias-primas e minérios, bem como nas trocas comerciais, período chamado de Capitalismo Comercial. Posteriormente, com as revoluções industriais, esse sistema estruturou-se na forma do Capitalismo Industrial até alcançar uma nova forma no início do século XX, o Capitalismo Financeiro.
A grande questão é que, embora exista um debate fervoroso entre os defensores e os críticos do Capitalismo, esse sistema apresenta alguns problemas estruturais em sua concepção. É claro que apontar tais problemas não significa necessariamente se opor ao sistema em si, uma vez que muitos capitalistas, inclusive, também fazem críticas ao sistema, geralmente no sentido de sugerir diferentes formas de comportamento para que ele funcione.
A respeito dessas afirmações, analise as afirmativas a seguir:
I - O antagonismo entre capital e o trabalho, a presença de elementos monopolísticos e a não solução da justiça social são apontados por especialistas como sendo as principais falhas do sistema.
II - A qualidade mais relevante do sistema capitalista são os ganhos de produção decorrentes da alocação dos fatores de modo eficiente.
III - A busca pelo lucro é o motor pela eficiência na alocação dos recursos produtivos, não sendo atribuído a busca constante pelo aperfeiçoamento da produtividade.
A respeito dessas afirmações, é correto afirmar que:
Selecione uma alternativa:
a)
Somente a afirmativa I está correta.
b)
Somente a afirmativa II está correta.
c)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
3)
A fisiocracia como teoria científico-econômica foi uma ciência econômica exclusivamente francesa, pois todos os seus simpatizantes eram franceses. Entre os fisiocratas de destaque, pode-se citar Cantillon, Turgot, o marquês e o conde de Mirabeau, Nemours e Nicolas Baudeau.
Dentre as principais características do pensamento fisiocrático, é importante mencionar: ordem natural, laissez faire, laissez passer, ênfase na agricultura, reforma tributária.
De acordo com essas informações sobre os fisiocratas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - As ideias fisiocráticas permaneceram por muito tempo na economia francesa beneficiando os trabalhadores assalariados em grandes fazendas e o alto clero, concomitantemente.
PORQUE
II - Turgot, ministro das Finanças da França, defendeu uma reforma econômica com menor participação do governo na economia por meio da implementação dessas ideias.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Selecione uma alternativa:
a)
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b)
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c)
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d)
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
as duas asserções são falsas.
Soluções para a tarefa
1) A autora Hitara e problema da divisão capitalista do trabalho:
a) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Hitara observou no capitalismo atual, uma ruptura no conceito da divisão sexual do trabalho, no qual passa-se da análise do trabalho feminino, para as relações entre trabalho feminino e masculino, e passa-se da consideração do trabalho profissional para a análise da articulação entre trabalho profissional e trabalho doméstico.
2) O sistema capitalista
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa III está incorreta, pois a busca pelo lucro incentiva o aumento da produtividade. Com o aumento da produtividade cresce também a variedade de produtos, atendendo a necessidades antigas ou gerando novas
3) A fisiocracia como teoria científico-econômica
d) a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
A asserção I é falsa porque o sucesso da Fisiocracia foi rápido e imenso e fundamenta seus conceitos próprios de riqueza na ideia de que a força de um país vem da produção industrial.
Bons estudos!
Resposta:
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Explicação:
Bons estudos