1)
A Autonomia Moral, último estágio do desenvolvimento moral segundo Piaget, significa a possibilidade de ser governado por si próprio, ou seja, ser autônomo moralmente perante a lei ou as normas escolares quer dizer poder entendê-las como sendo o resultado de acordos entre os diversos pontos de vista dos membros que compõem um grupo ao invés de considerá-las como algo imutável, que está além da vontade e do raciocínio sobre elas.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo, Summus, 1994.
Em atividade de sala de aula, considerando a teoria de Piaget, a professora resolveu trabalhar o conteúdo de ética, com as crianças e trouxe a seguinte situação problema:
Cristiano, um menino de 12 anos com seus colegas resolveram fazer armadilhas para caçar passarinhos junto à arvore da rua em que moravam. Pensou em uma cena em que quatro meninos decidem participar, porém Cristiano sugeriu brincar de outra coisa, pois foi ensinado por sua mãe a não maltratar os animais.
Em relação ao texto e a estruturação da atividade, considere as afirmativas a seguir.
I.A Professora pode trabalhar sobre a democracia e com o grupo discutir sobre a possibilidade de Cristiano ir caçar contra a sua vontade pois foi voto vencido.
II.Pode ser trabalhado em sala de aula o fato de Cristiano não ser colaborativo com o grupo e a importância de brincar com os amigos.
III.A professora pensou em trabalhar sobre valores como o respeito aos animais e o valor da vida, aproveitando a orientação dada pela mãe de Cristiano.
IV.A professora pode avaliar o desenvolvimento do juízo moral das crianças trabalhando a instrução da mãe e o fato de ela estar ausente no momento em que Cristiano foi convidado.
V.A professora pode trabalhar o desenvolvimento da capacidade de argumentação pois Cristiano pode tentar mentir para escapar do castigo imposto por sua mãe, caso fosse descoberto.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I , III e V, apenas.
c)
III e IV, apenas.
d)
I e V, apenas.
e)
II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
c) III e IV, apenas.
A filosofia teve origem da necessidade de despertar o lado racional relacionado ao ser humano, de forma que é possível realizar a reflexão, a argumentação e o pensamento de forma lógica e racional acerca das coisas.
A filosofia é divergente de forma total da cosmologia, visto que é possível a visualização da forte utilização da razão através de argumentação e testes. Sendo assim, mesmo a filosofia não sendo considerada uma ciência ela atua de forma direta na vida das pessoas.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás