1. A ausência do paralelismo significa ou conota desequilíbrio ou embriaguez de um personagem, a oscilação de uma situação, ou o desejo de se divertir um pouco e tomar liberdades com a norma. Em A noite dos mortos vivos, de George Romero, realizado em 1968, são as primeiras quebras de quadro que acompanham o aparecimento dos zumbis (JULLIER; MARIE, 2009).
O plano toma a linha do horizonte e a transforma em diagonal. Esse tipo de enquadramento é usado para trazer uma percepção geral de um mundo fora de equilíbrio ou dos eixos. Uma aplicação clássica desse ângulo de câmera foi em O 3º homem, de Carol Reed, um thriller ambientado na cidade de Viena no pós-guerra. A utilização desse enquadramento
é largamente responsável pelo clima de distorção de valores e ações humanas presente no filme (MAMER, 2009).
Os excertos acima versam sobre a aplicação de um enquadramento específico, bem como apontam características de sua utilização. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome usual do enquadramento, a característica apontada pelos autores como relevante para utilização do quadro e se o caráter indicado pode ser aplicável em outros tipos de construção de plano.
a) Plano geral; escolha estética; não pode se aplicar a outros quadros.
b) Ângulo holandês; força do acaso; não pode se aplicar a outros quadros.
c) Plano oblíquo; força dramática e narrativa; pode se aplicar a outros quadros.
d) Plano de médio conjunto; escolha estética; pode se aplicar a outros quadros.
e) Plongée; força dramática e narrativa; não pode se aplicar a outros quadros.
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Letra C - plano oblíquo; força dramática e narrativa; pode se aplicar a outros quadros
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