1. A arte da esgrima, um dos jogos que os gregos antigos aprendiam nos ginásios, é o assunto inicial do diálogo LAQUES, de Platão. Sabemos que na esgrima os opositores se confrontam a fim de ver quem é mais hábil para vencer a luta. Em que sentido a metáfora de "esgrimir com palavras" é indicativa das críticas feitas por Sócrates aos sofistas?
Soluções para a tarefa
No diálogo Laques, ou Do valor, os generais Laques e Nícias são convidados a discorrer sobre a importância do ensino de esgrima na formação dos jovens.
Sócrates reorienta a discussão ao indagar a respeito de conceitos que antecedem essa discussão, ou seja, o que se entende por educação e, em seguida, sobre o que é virtude.
Dentre as virtudes, Sócrates escolhe uma delas e indaga: "O que é a coragem?" Laques acha fácil responder: "Aquele que enfrenta o inimigo e não foge no campo de batalha é o homem corajoso".
Sócrates dá exemplos de guerreiros cuja tática consiste em recuar e forçar o inimigo a uma posição desvantajosa, mas nem por isso deixam de ser corajosos. Enfim, o que Sócrates procura não são exemplos de casos corajosos, mas o conceito de coragem.
A crítica de Sócrates aos sofistas usando a metáfora de "esgrimir com palavras", é que Sócrates entende que para os sofistas, esgrimar ou praticar a arte de esgrima significa discutir, debater, porém não se atendo ao conceito questionado, mas simplesmente, embelezando um texto, sem se chegar ao verdadeiro conhecimento.
Bons estudos!
Resposta:
Espera-se que o aluno responda que Sócrates realiza críticas aos sofistas por eles não terem um comprometimento com as palavras e seu interesse ser voltado apenas ao convencimento alheio por meio da retórica da linguagem. Nesse sentido a metáfora "esgrimir com palavras" indica que para Sócrates os debates não são batalhas onde deve haver um vencedor e um perdedor, mas sim, ser busca do conhecimento por meio da dialética.
Explicação:
TA NO GOOGLE