1) A Antropologia e a História se organizam como disciplinas ao longo da segunda metade do século XIX e estão, de alguma forma ligadas, ao imperialismo e às formas pelas a Europa vê e reflete sobre o mundo. Situe esse contexto a partir do livro texto da disciplina e das aulas, indicando as características de
cada uma delas e suas primeiras aproximações, bem como os pontos de tensionamento.
2) Partindo das questões tratadas na aula 7, discuta brevemente como a reflexão sobre as origens coloniais da Antropologia tem a ver com a discussão mais contemporânea sobre a ética na interface entre
o trabalho do antropólogo e do historiador.
3) Apresente, brevemente, o que é a etnografia e sua importância para os antropólogos e historiadores, sobretudo quando se trabalha explorando esse “entre-lugar”, ou seja, mobilizando os referenciais teóricos e metodológicos das duas disciplinas.
Observações: I. As questões devem ter no mínimo 10 e no máximo 20
linhas.
pra amanhã, me ajudeeeeemmmmmmmmm
50 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta: A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
A expansão industrial que a Europa viveu no século XIX colocou uma nova necessidade para a economia europeia: a busca de recursos naturais que serviriam de matéria-prima para a produção. Para satisfazer tal busca, as potências europeias, em especial a Inglaterra, a França e a Alemanha, iniciaram um novo processo de colonização dos países não desenvolvidos situados na África, na Oceania e na Ásia e que possuíam recursos naturais em abundância.
No século XV, durante o colonialismo europeu liderado, principalmente, por Portugal, Espanha e Inglaterra, as justificativas para a dominação das colônias e dos povos que lá viviam e a justificativa da escravidão davam-se pela religião: os europeus nutriam a crença de que eles deveriam colonizar os territórios pagãos e levar o cristianismo a esses lugares, pois isso seria o caminho para a salvação daqueles povos.
Explicação: