História, perguntado por coelhowellington308, 7 meses atrás

1) A Antropologia – das palavras gregas antropos (humano ou homem) + logos (pensamento razão), tem como objeto de estudo:

A) O homem e suas manifestações culturais;

B) A sociedade primitiva, exclusivamente;

C) A razão humana;

D) Os conflitos humanos.

2- O etnocentrismo corresponde a uma visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais. Assinale a alternativa abaixo onde a frase NÃO corresponde a uma visão etnocêntrica:

A) os italianos falam alto e não sabem se comportar;

B) os índios são preguiçosos porque não gostam de trabalhar.

C) os “Repentes” são os estilos musicais nordestinos, fazem parte da cultura daquele povo.

D) Funk não pode ser considerado cultura pois é música de baixa qualidade.

3) Considerando o debate sociológico acerca do conceito de cultura, assinale o que for correto:

A) quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

B) nas sociedades ocidentais, uma instituição social, como a escola, não tem grande peso no processo de transmissão cultural.

C) não há sociedade sem cultura. As características culturais são possíveis de serem definidas pelo estilo ou modo de vida próprio de cada sociedade.

D) os sociólogos são capazes de identificar a diversidade que caracteriza a humanidade por meio da observação dos padrões culturais.

4) O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.

Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.

A) a arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público.

B) não há uniformização artística, pois, toda cultura de massa se caracteriza por criações complexas e diversidade cultural.

C) a cultura é independente em relação aos mecanismos de reprodução material da sociedade.

D) a obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade.

E) um pressuposto básico é que a arte nunca se transforma em artigo de consumo.

5). Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.

O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o (a):

A) aumento do poder aquisitivo.

B) estímulo à livre concorrência.

C) criação de novas necessidades.

D) formação de grandes estoques.

E) implantação de linhas de montagem.

6). Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro, são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado, e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório.

(Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. “A indústria cultural como mistificação das massas”. In: Dialética do esclarecimento, 1947. Adaptado.)

O tema abordado pelo texto refere-se

A) ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa.

B) à hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa.

C) ao monopólio da informação e da cultura por ministérios estatais.

D) ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo.

E) aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento

Soluções para a tarefa

Respondido por ana967112
1

c) á razão humana,pois estuda essa área

Respondido por phoenix778
3

Resposta:

numero 6 é a letra E

Explicação:

só procurar no mesmo site, tem umas 3 perguntas assim com a mesma resposta

Perguntas interessantes