1) A antropologia brasileira das décadas de 1960 e 1970 se debruça sobre as populações indígenas, com ênfase nas relações conflituosas entre índios e população não indígena. Analise as alternativas sobre esse período da Antropologia brasileira:
Alternativas:
a) Estão corretas somente as afirmações I e II.
b) Estão corretas somente as afirmações II e III.
c) Estão corretas somente as afirmações I e III.
d) Somente a afirmação I está correta.
e) Somente a afirmação II está correta.
2) No Brasil são poucas as políticas públicas que se atentam para a diversidade cultural. Destaca-se, então, necessidade de criação de polos de comunicação novos, o que poderia criar uma maior diversidade de imagens e símbolos disponíveis para a população. Levando em conta essa reflexão, como apresentada em nossa Webaula, analise as afirmações abaixo:
I- No mundo todo existe um processo de homogeneização cultural, exceto no Brasil, pois conforme a nossa Web aula, a televisão aberta no Brasil tem sido um canal de reprodução da diversidade nacional.
II - A formação do povo brasileiro criou uma sociedade diversificada e plural, porém, essa diversidade é pouco refletida nos meios de comunicação brasileiros.
III - A grande diversidade cultural brasileira produziu a criação de políticas públicas de garantia e respeito às diferenças, por isso temos um país que pode ser considerado uma verdadeira democracia racial e étnica. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Estão corretas somente as afirmações I e II.
b) Estão corretas somente as afirmações I e III.
c) Estão corretas somente as afirmações II e III.
d) Está correta somente a afirmação I.
e) Está correta somente a afirmação II.
3) A Antropologia brasileira, a partir da década de 1980, foca na análise da diversidade de valores, expressões culturais e modos de ser dos grupos sociais urbanos, com ênfase nos estudos de gênero, sobretudo as relações entre o homem e a mulher, o papel da mulher na sociedade e os direitos da mulher. Além disso, vemos estudos sobre prostituição, sobre os diferentes modelos de família, etc. Considerando seus conhecimentos sobre a antropologia urbana, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Não há, segundo a antropologia brasileira, diferenças significativas entre os grupos sociais que vivem no contexto urbano e as culturas que se desenvolvem nas zonas rurais do Brasil.questões produtivas.
b) A antropologia brasileira aponta que, historicamente, produzimos nações que desenvolvem uma identidade nacional, sendo assim, não há diferenças identitária entre quem vive na cidade ou no campo.
c) A antropologia brasileira tem demonstrado que há enorme diversidade no contexto urbano, com a formação de diversos grupos, já que modos de ser e valores se constituem a partir de muitas variáveis, como, por exemplo: classe, gênero e raça.
d) Nas cidades temos pouca diferenciação na formação da identidade dos indivíduos, pois, conforme a antropologia urbana brasileira, esse é um dos principais pontos da vida social na sociedade urbana, o processo de homogeneização cultural.
e) As questões relacionadas aos processos econômicos e políticos não são objeto de análise da antropologia urbana brasileira, pois seu olhar está focado na cultura que não está atrelada às questões produtivas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1 c 2 b 3c 4 a 5 e AV2 estou com dúvida
joana9124:
alguém pode me ajudar
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás