História, perguntado por JulioCesar4465, 8 meses atrás

1. A Aliança Liberal não aceitou a derrota nas eleições de 1930. Com o assassinato de João Pessoa, rebeldes liderados por Getúlio Vargas partiram para o Rio de Janeiro, dispostos a derrubar o governo. O presidente Washington Luís foi preso e uma junta militar entregou o poder a Getúlio Vargas. Era a Chamada Revolução de 1930, no poder Getúlio Vargas tomou uma série de medidas entre elas estavam: *
2 pontos
a) o alinhamento aos Estados Unidos com objetivo de colocar fim a crise gerada em 1929.
b) o rompimento da aliança com os tenentes por que não acreditava nas propostas elaboradas e existia o temor de que estivessem envolvidos com os comunistas;
c) cancelamento da Constituição de 1891, fechamento do Congresso Nacional, afastamento de governadores e a nomeação de interventores.
d) o reestabelecimento do pacto da Política do Café com leite, no intuito de ter o apoio dos cafeicultores.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianebarboza51
2

Resposta:

Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de novembro do mesmo ano.

As mudanças políticas, sociais e econômicas que tiveram lugar na sociedade brasileira no pós-1930 fizeram com que esse movimento revolucionário fosse considerado o marco inicial da Segunda República no Brasil.

Explicação:


JulioCesar4465: mas é letra a b c ou d?
Perguntas interessantes