Sociologia, perguntado por gustavorocha672, 5 meses atrás

1) “A Aliança Liberal foi uma junção de forças oligárquicas dissidentes que se opuseram ao candidato oficial do governo, Júlio Prestes” (Aula Paraná). Sobre os antecedentes da Revolução de 1930, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Aliança Liberal foi uma junção de forças dissidentes, que se opuseram ao candidato oficial do governo, Júlio Prestes.
b) A Aliança Liberal era uma composição política dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba.
c) Washington Luís contrariou a dinâmica oligárquica indicando Júlio Prestes que era também paulista, fato que irritou os demais estados.
d ) Os Movimentos contestatórios de 1930 não tiveram importância para a eclosão da revolução.

2 – “Resultado da aliança entre tenentes e oligarcas dissidentes, a Revolução de 1930 foi vitoriosa e depôs o presidente Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório” (Aula Paraná). A respeito da Revolução de 1930 marque a questão INCORRETA:
a) Resultado da a aliança entre os tenentes e oligarcas dissidentes, a Revolução de 1930 saiu vitoriosa e depôs o presidente Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes.
b) Em 3 de Novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório.
c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional).
d) No Governo Provisório de Vargas ocorreram intensas mudanças como a criação do Ministério do Trabalho: Lei da Sindicalização e criação da Carteira de Trabalho, em 1933 a criação do Código Eleitoral (o voto passa a ser secreto e as mulheres passam a votar).

Soluções para a tarefa

Respondido por GrauzeiroFantasma
3

Resposta:

1D

2C

Explicação:

Respondido por LarissaMoura3
2

1 – Sobre os antecedentes da Revolução de 1930, temos que a afirmativa incorreta é a letra d) Os Movimentos contestatórios de 1930 não tiveram importância para a eclosão da revolução.

A Revolução de 1930 envolveu representantes políticos dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Esses indivíduos e partidos formaram a Aliança Liberal, que compreendeu o agrupamento de diversas forças dissidentes, que buscavam a oposição oficial do governo, que era de Júlio Prestes.

As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.

2 – Sobre a Revolução de 1930, temos que a afirmativa incorreta é a letra c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional).

Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.

Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes