1) “A Aliança Liberal foi uma junção de forças oligárquicas dissidentes que se opuseram ao candidato oficial do governo, Júlio Prestes” (Aula Paraná). Sobre os antecedentes da Revolução de 1930, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Aliança Liberal foi uma junção de forças dissidentes, que se opuseram ao candidato oficial do governo, Júlio Prestes.
b) A Aliança Liberal era uma composição política dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba.
c) Washington Luís contrariou a dinâmica oligárquica indicando Júlio Prestes que era também paulista, fato que irritou os demais estados.
d ) Os Movimentos contestatórios de 1930 não tiveram importância para a eclosão da revolução.
2 – “Resultado da aliança entre tenentes e oligarcas dissidentes, a Revolução de 1930 foi vitoriosa e depôs o presidente Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório” (Aula Paraná). A respeito da Revolução de 1930 marque a questão INCORRETA:
a) Resultado da a aliança entre os tenentes e oligarcas dissidentes, a Revolução de 1930 saiu vitoriosa e depôs o presidente Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes.
b) Em 3 de Novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório.
c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional).
d) No Governo Provisório de Vargas ocorreram intensas mudanças como a criação do Ministério do Trabalho: Lei da Sindicalização e criação da Carteira de Trabalho, em 1933 a criação do Código Eleitoral (o voto passa a ser secreto e as mulheres passam a votar).
Soluções para a tarefa
Resposta:
1D
2C
Explicação:
1 – Sobre os antecedentes da Revolução de 1930, temos que a afirmativa incorreta é a letra d) Os Movimentos contestatórios de 1930 não tiveram importância para a eclosão da revolução.
A Revolução de 1930 envolveu representantes políticos dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Esses indivíduos e partidos formaram a Aliança Liberal, que compreendeu o agrupamento de diversas forças dissidentes, que buscavam a oposição oficial do governo, que era de Júlio Prestes.
As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.
2 – Sobre a Revolução de 1930, temos que a afirmativa incorreta é a letra c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional).
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498
Bons estudos!