1- A água mineral gasosa contém gás carbônico dissolvido na sua composição, sabe-se que a solubilidade dos gases em geral a temperatura ambiente é baixa, portanto a alta taxa de CO2(g) presente é causada pelo aumento da pressão durante o engarrafamento. Ao abrir uma garrafa estamos igualando a pressão do seu interior com a pressão ambiente, por esse motivo a maior parte do gás dissolvido é expelido da solução. Com base no enunciado e sabendo que o gás carbônico é um oxido de caráter ácido, podemos dizer que o pH da água mineral, após aberta em relação à garrafa fechada;. * a) Diminui. b) Aumenta. c) Iguala-se a 0. d) Não se altera. e) Iguala-se a 7
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
Dentro da garrafa está ocorrendo o seguinte equilíbrio químico, o qual saliento, infelizmente é preciso ter decorado para poder resolver a questão, ao menos a princípio:
i) ⇄ ii) ⇄iii)
Perceba que, portanto, ao abrir a garrafa, teremos a diminuição do CO2. Sendo assim, pelo Princípio de Le Chatelier, ocorrerá um deslocamento do equilíbrio químico no sentido direto a fim de reduzir as desigualdades do equilíbrio.
Portanto, ocorre uma redução do reagente em i e uma redução do reagente em ii, a fim de compensar a perda de CO2 em iii.
Note que a equação ii possui H+ em sua composição. O ph é a medida da concentração de H+ em -log[H+]. Portanto, com o decréscimo de H+, o pH aumenta.
Por exemplo, se a concentração de H+ era de
Se a saída do CO2 reduziu em 10vezes a quantidade de H+, então sua concentração passaria a ser de
Ou seja, o Ph aumentaria.