1)
A água é a substância mais abundante na biosfera, a encontramos em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela é distribuída pelos oceanos, rios, lagos, no subsolo, no ar, nas calotas polares e geleiras, inclusive na constituição dos organismos vivos. Sobre a água, análise as afirmativas a seguir:
I- As plantas absorvem a água contida na atmosfera através da transpiração da umidade através das folhas.
II- A água está presente em todos os compartimentos da Terra, está presente na biosfera, hidrosfera e na atmosfera, de forma dinâmica, formando o ciclo da água.
III- A água presente nos oceanos, rios, lagos, solos, sofre evaporação, transforma-se em vapor de água que se armazena nas nuvens.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I está correta.
b)
Somente a afirmativa II está correta.
c)
Somente a afirmativa III está correta.
d)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e a letra e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Substância é uma das mais importantes do planeta
Os três estados físicos da água são: sólido, liquido e gasoso. A mudança de uma condição para outra é causada pela temperatura e pressão do meio. A água pode ser encontrada nessas três formas na Terra, mas o estado líquido é a mais comum. As propriedades físicas e químicas dessas substâncias contribuem para o desenvolvimento dos seres vivos do planeta.
Conheça agora os três estados físicos da água, os processos de mudança e sobre a importância dessa substância para a vida.
Os estados físicos da água
A água recobre boa parte da superfície terrestre, cerca de 70%. A maior parte dessa substância é encontrada na forma líquida nos mares, oceanos, rios e lagoas, mas também aparece em forma de partículas e gases na atmosfera ou ainda em estado de gelo nos polos do planeta.
Quando está na forma líquida, a água não possui um formato definido e se adéqua ao recipiente que a envolve. O estado sólido tem estrutura regular e rígida, no entanto não é adaptável ao meio em que é colocado.
A forma gasosa da substância também não tem um formato próprio e suas moléculas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Este estado está presente em todos ambientes da superfície do planeta e é o responsável por proporcionar a respiração humana.
Mudanças dos estados físicos da água
A água se movimenta pelo planeta mudando de estado. Esse processo, denominado Ciclo da água, permite a formação de uma atmosfera e a manutenção da vida na Terra. Essa mudança física acontece através da alteração da temperatura ou pressão e pode ser realizado por meio de cinco processos:
Vaporização
Entre a transformação dos estados físicos da água, a vaporização é aquela em que o estado líquido muda para o estado gasoso. Isso acontece de três formas:
• Ebulição: acontece quando a água alcança 100ºC ao nível do mar. Um exemplo é colocar água para ferver;
• Evaporação: é a vaporização que acontece no cotidiano de forma lenta e gradual. Um exemplo é a evaporação da água da chuva que caiu no solo ou quando se coloca roupa no varal para secar.
• Calefação: a calefação acontece de forma mais rápida que as anteriores. O líquido evapora com temperaturas superiores ao da ebulição. Ocorre quando uma gota de água, por exemplo, cai em uma panela bem quente e as partículas se movimentam rapidamente até se transformar em vapor.
Solidificação
É a mudança do estado líquido para o sólido. Acontece quando a temperatura da água atinge 0ºC. Quando você coloca essa substância em estado líquido em um refrigerador, ela vai se resfriando e quando chega aos 0ºC se transforma em gelo. O mesmo ocorre com as geleiras da Antártica ou quando as partículas presentes na atmosfera se transformam em neve.
Condensação
Na condensação dos estados físicos da água, o estado gasoso passa para o líquido. Isso ocorre, por exemplo, quando uma queda de temperatura transforma o vapor d'água presente na atmosfera em chuva ou quando aparecem gotas da substância na tampa de uma panela enquanto cozinha alimentos.
Fusão
A fusão é o processo de transformação do estado sólido para o líquido. Isso acontece quando a temperatura do ambiente, que estava abaixo de zero, aumenta e chega até a 0ºC. Quando se tira gelo do congelador, por exemplo.
Sublimação
Entre as mudanças dos estados físicos da água, a sublimação é quando o estado gasoso passa para o sólido de forma direta, ou seja, sem a passagem pelo estado líquido. Essa transformação é pouco comum no dia a dia e é mais presente em indústrias.
Composição da água
A água é uma das substâncias químicas mais importantes do meio ambiente. A circulação dela pelo planeta Terra permite a formação de rios, lagos, oceanos, a respiração e desenvolvimento da vida. A água é formada pela junção de dois elementos químicos: duas molécula de hidrogênio e uma de oxigênio, formando H2O.
Essa substância é considerada um solvente universal, pois dissolve a maioria dos sais minerais e por isso é difícil encontrá-la na forma totalmente pura. A maior parte da água do mar, por exemplo, é composta por 3% de sais minerais. Essa característica química foi que permitiu o nascimento de vida nos oceanos da Terra primitiva.