1- A abertura econômica brasileira veio após a abertura política( pós 1985). Na prática, o que isso representou?
2- Aponte aspectos positivos e negativos das privatizações que ocorreram com a abertura econômica.
3- Com o processo de privatização foram criadas as agências reguladoras. Dê exemplos e explique a finalidade delas.
4- Nas últimas décadas a inflação sempre esteve no centro das preocupações das equipes econômicas do Governo Federal. De que forma ela contribui para a concentração da renda?
5- Explique o que você entende por essa frase:
" A partir de 1990, os sucessivos déficits públicos se transformaram em superávit à custa de maior desnacionalização da economia, o que aumentou o fluxo de royalties e remessas de lucro
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Isso significa que empresas estrangeiras começaram a migrar para o Brasil, após o favorecimento por parte do governo, privatizando empresas e contribuindo com a locação de empresas automobilísticas novas, através de medidas contribuintes como por exemplo diminuição de impostos.
2
Positivos: abaixamento do déficit causada por tais empresas, passando a ganhar dinheiro com impostos gerados pelas empresas; isenção de compromisso por parte do governo com as estatais.
Negativos: aumento das tarifas pagas pelo povo; Irresponsabilidade fiscal; Desnacionalização; qualidade inferior dos serviços prestados; Aumento de inflação; Desmotivação de entrada de capital estrangeiro; Maior taxa de desemprego.
3)
ANEEL: Agência Nacional energia elétrica
ANATEL: Agência nacional de telecomunicação
ANTT: Agência Nacional transporte terrestre
ANP: Agência Nacional de petróleo
A principal responsabilidade por parte dessas empresas e demais comissões é a fiscalização de serviços prestados ao povo, indagando números e estimativas e cobrando prazos. Sendo assim controlável o andar de tais agências.
4) Evitar com que a inflação seja exorbitante é uma das maneiras de procurar um equilíbrio financeiro e ético no povo.
5) Que com a privatização o que era dívida acabou sendo Lucro ( Ou deixou de ser dívida), para ser usado em negociações externas e a capitalização do dinheiro público, que faz com que houvesse um estímulo ainda maior para o comércio exterior; Dinheiro esse ainda podendo ser inserido nos cofres públicos para ser investido em saúde infraestrutura e demais setores essenciais.
Esse dinheiro pode também ser usado para pagamento de dívida externa.
Explicação: