1.5. Em Scratch, um Sprite está na posição X=-10 e Y=40 em um certo momento da execução de um programa. Qual o comando necessário para posicioná-lo na posição X=30. Y=30?
O Mude X para 30 | Mude Y para 30
Adicione 40 a X| Adicione -10 a Y
Vá para X+40 Y:-10.1
Vá para X30 Y.30.
O Deslize.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vá para X:30 Y:30.
Explicação:
Para posicioná-lo na posição x = 30 e y = 30, devemos adicionar 40 unidades na coordenada x e subtrair 10 unidades na coordenada y, o que torna correta a alternativa b).
Essa é uma questão sobre o plano cartesiano.
O plano cartesiano é uma construção matemática utilizada para representar pontos em duas dimensões. O plano é formado por dois eixos, um na horizontal que é denominado eixo x das abcissas, e outro na vertical que é denominado eixo y das ordenadas.
Com isso, foi informado que o Sprite se encontra na posição x = -10 e y = 40.
Para fazer com que esse Sprite passe a se encontrar na posição x = 30 e y = 30, devemos adicionar valores às suas coordenadas x e y.
Para que a coordenada x passe a ser 30, temos que adicionar um valor a essa coordenada.
Com isso, temos a expressão -10 + valor = 30. Assim, temos que valor = 30 + 10 = 40. Ou seja, adicionando 40 unidades à sua coordenada x, ele passará a se encontrar na coordenada x = 30.
Semelhantemente, para que a coordenada y passe a ser 30, temos que adicionar um valor a essa coordenada. Com isso, temos a expressão 40 + valor = 30, ou valor = 30 - 40 = -10. Assim, subtraindo 10 unidades da sua coordenada y, a sua coordenda será y = 30.
Assim, concluímos que para posicioná-lo na posição x = 30 e y = 30, devemos adicionar 40 unidades na coordenada x e subtrair 10 unidades na coordenada y, o que torna correta a alternativa b).
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