História, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

1,5 2 - Após a leitura do trecho do editorial do Correio de Manhã, do Rio de Janeiro responda:


"A nação saiu vitoriosa com o afastamento do Sr. João Goulart da Presidência da República (...). Todavia, estamos em nossos postos, prontos para defender a Constituição, o Congresso Nacional, a democracia, a liberdade. O afastamento do grupo do sr. João Goulart não justifica de modo algum um regime de exceção. Não justifica violências, nem crimes cometidos contra a liberdade individual e coletiva..."

(...) Não admitimos - e o fazemos com autoridade e isenção - que para restaurar a disciplina se restabeleça o arbítrio de quem quer que seja. Não podemos consentir que levemente se restrinjam as liberdades de imprensa, a liberdade de reunião, a liberdade expressão sindical, a liberdade partidária, ou melhor, que sofra o menor arranhão a livre manifestação das ideias (...)

O Correio da Manhã desfraldou a bandeira da legalidade, da defesa das instituições. E saiu vitorioso. Esta vitória é da democracia e da nação brasileira." (Correio da Manhã, 2.04.64)

a) O jornal foi favorável ou contrário a deposição de João Goulart?

b) Qual era a maior preocupação do jornal, em relação à tomada do poder pelos militares, após a deposição do presidente João Goulart, segundo o editorial?

c) Por que defender a liberdade e as eleições é defender a democracia?

Soluções para a tarefa

Respondido por joelferreira14
1

Resposta:

a) O jornal foi favorável a saída de Goulart.

b) A maior preocupação do jornal era de que os militares iriam gradativamente se apossar do poder e restringir direitos e liberdades individuais.

c) Pois ambas são princípios básicos da mesma. O regime democrático se sustenta na liberdade e no seu poder de escolha.


Usuário anônimo: Vlw!
Perguntas interessantes