1 - (3,0) A partir da fita de DNA descrita a seguir, faça a complementação das bases do DNA, e descreva a proteína gerada pelo processo de síntese proteica realizada. (não esqueça de descrever as estruturas e etapas do processo)
3´ ATGCCCACAGCTAGCTAG 5´
2 – (3,0) Em uma pesquisa sobre síntese proteica, um aluno foi questionado quanto a proteína que seria gerada pelo seguinte trecho de DNA:
5´ TACCAATGCGATATCAAGCGT 3´
O aluno, após analisar o trecho enviou o resultado para o professor, com a sequência de aminoácidos que esse trecho poderia gerar. Qual é a sequência enviada pelo aluno para seu professor? (não esqueça de descrever as estruturas e etapas do processo)
3 – (3,0) No mesmo dia, o mesmo professor enviou ao mesmo aluno uma sequência contendo alguns anticódons de um RNA transportador usado em um experimento com a seguinte mensagem: “Caro aluno, por meio deste RNA transportador, me descreva qual a fita molde de DNA usada para gerar essa sequência de anticódons”.
RNAt: UAC UGU AGA CCU AUA AAA AUU
4 – (1,0) Se eu te enviasse uma sequência de aminoácidos, você conseguiria me descrever o trecho de DNA que gerou essa proteína? Explique.
5 - (UFSCar-2005) Nos anos 50 e 60, quando se iniciavam as pesquisas sobre como o DNA codificava os aminoácidos de uma proteína, um grupo de pesquisadores desenvolveu o seguinte experimento:
• Sintetizaram uma cadeia de DNA com três nucleotídeos repetidos muitas vezes em uma seqüência conhecida: ...AGCAGCAGCAGCAGCAGCAGCAGC...
• Essa cadeia de DNA foi usada em um sistema livre de células, porém no qual haviam todos os componentes necessários à síntese protéica, incluindo os diferentes aminoácidos.
• Nesse sistema, essa cadeia de DNA sempre produzia uma proteína com um único tipo de aminoácido. Diferentes repetições do experimento demonstraram que até três proteínas diferentes poderiam ser produzidas, cada uma delas com um único tipo de aminoácido: serina ou alanina ou glutamina.
a) Por que as proteínas obtidas possuíam apenas um tipo de aminoácido?
b) Por que foram obtidos 3 tipos de proteínas?
Soluções para a tarefa
1 - A sequência de DNA formada a partir desta sequência é 5' TACGGGTGTCGATCGATC 3'. A proteína formada por esta sequência possui a seguinte sequência de aminoácidos: metionina-alanina-treonina-alanina-serina.
2 - O trecho enviado do aluno para o professor é 5' AUGGUUACGUAUAGUUCGA 3' e corresponde a um RNA mensageiro (RNAm).
3 - A sequência do DNA molde enviada do aluno para o professor foi: ATG ACA TCA GGA TAT TTT TAA.
4 - Sim, pois em uma fita de DNA tem o que se chama códon de iniciação e códon de parada e são reconhecidos por enzimas específicas, e entre estes códons, há uma sequência de nucleotídeos correspondentes a um RNAm que deu origem a sequência de aminoácidos. Basta fazer o caminho inverso da tradução, transcrição e tradução para achar no DNA o trecho que gerou esta sequência.
5 - a) A proteínas obtidas através desta sequência de nucleotídeos possuem apenas um tipo de aminoácido pois os códons de nucleotídeos se repetem ao longo da cadeia, e cada códon forma-se um aminoácido.
b) Foram obtidos 3 tipos de proteínas no experimento pois depende de onde se iniciou a transcrição da fita de DNA:
- Se iniciar a partir da alanina (A), teremos o códon AGC repetidamente ao longo da cadeia, referente ao anticódon UCG, que corresponde ao aminoácido serina;
- Se iniciar a partir da guanina (G), teremos o códon GCA repetidamente ao longo da cadeia, referente ao anticódon CGU, que corresponde ao aminoácido arginina;
- Se iniciar a partir da citosina (C), teremos o códon CAG repetidamente ao longo da cadeia, referente ao anticódon GUC, que corresponde ao aminoácido valina.
Replicação, transcrição e tradução do DNA
Para que esse processo ocorra, primeiramente um trecho da fita dupla de DNA é separado com auxílio da enzima helicase, que age como uma espécie de ''tesoura'', que se liga em uma sequência de nucleotídeos denominada origem de replicação. Uma proteína chamada SSB se liga neste ponto para que a fita não se junte novamente, e então a enzima DNA polimerase vai inserindo os nucleotídeos complementares, até reconhecer o códon de parada. Por fim, uma proteína chamada DNA ligase atua como uma espécie de ''cola'', ligando os nucleotídeos complementares, formando assim uma fita única de DNA.
A fita de DNA é transcrita para RNA em três etapas: início, elongação e término, e é feita com auxílio de uma enzima chamada RNA-polimerase, que forma uma molécula de RNA simples a partir de uma fita molde de DNA. A etapa de transcrição ocorre no núcleo celular, mas, quando pronta, a fita de RNA é transportada para o citoplasma para ser traduzida para proteína.
Aprenda mais sobre replicação, transcrição e tradução em: https://brainly.com.br/tarefa/1921422
#SPJ1