1-2020 - Educação Proposta de atividade Prática para as disciplinas de licenciaturas Leitura e produção textual
A proposta de desenvolvimento de atividade prática tem como objetivo permitir aos estudantes maior liberdade de criação e aplicação dos conhecimentos junto aos alunos do ensino regular e ONGs.
Objetivo: Selecionar textos em diferentes gêneros para análise e prática (verificação de marcas pertinentes ao gênero, léxico, contexto, construção dos sentidos, utilização de variações de linguagem e utilização de normas da Língua Portuguesa).1
Escolhet o texto a ser trabalhado;
2: Analisar marcas de gênero
3: Selecionar trechos para análise da construção dos sentidos a partir da escolha lexical.
4; Indentificar na msterialidade linguística as marcas do nível de linguagens acionado ( formal/informal), bem como exemplificaões de normas e usos da lingua portuguesa;
6: Registrar todas as propostas descrevendo o processo.
6; Aplicar proposta de análise com alunos da instituição selecionada (grupo de cinco alunos).
7; Promover com os alunos um círculo de debate sobre as intencionalidades inerentes ao texto escolhido, destacando a necessidade de leitura proficiente, ou seja, leitura que identifique na materialidade linguística a construção dos sentidos.
Público alvo O estudante pode aplicar a atividade prática para alunos de: Fundamental 1 Fundamental 2 Ensino Médio Comunidades Organizações não-governamentais Igrejas Obs.: Mínimo 5 alunos participantes para realização das análises. As formas de aplicação da atividade prática podem ser: Análises de texto escrito da esfera jornalística inclusive, entretenimento. Vale salientar que o formato está diretamente ligado às plataformas de aplicação. Na modalidade texto, relatório de uma página. Este relatório deve conter: - Descrição da atividade (objetivo, justificativa) - Etapas de desenvolvimento (metodologia, estratégias, didáticas) - Principais resultados da pesquisa (observações no decorrer do processo) Colocar as atividades no corpo do BlackBoard.
Soluções para a tarefa
A atividade pode oferecer diferentes textos para que os alunos consigam identificar os gêneros textuais presentes.
No seu trabalho você pode apresentar uma revista, um jornal ou um texto científico para que o aluno identifique-os.
Os gêneros textuais são divididos em: descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo, narrativo e injuntivo.
O descritivo tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, objeto, um fato, dentre outros. Como exemplo temos as notícias, currículos, lista de supermercado, diário, etc.
No dissertativo-argumentativo é a exposição de ideias sobre determinado tema. Temos como exemplos uma resenha, artigo de opinião, editorial de jornal, dentre outros.
É importante que o professor da disciplina apresente as variações linguísticas dentro desses textos.
Abraços!