Ed. Física, perguntado por Jeansilvabrando2, 10 meses atrás

1 - [136864] O treinamento desportivo é um processo que tem por objetivo romper o equilíbrio interno do organismo humano e assim, aperfeiçoar o desempenho do atleta. No entanto, o estresse provocado pelos treinamentos pode acarretar reações negativas, tal como a Síndrome do Excesso de Treinamento (overtraining). A Síndrome do Excesso de Treinamento ou overtraining tornou-se um problema significativo no esporte de alto nível. Portanto, é importante que os profissionais e demais envolvidos no desempenho esportivo entendam melhor os sintomas e as causas de overtraining e aprendam estratégias de diagnosticar. Verificamos então a importância do integral entendimento sobre esta síndrome pelo educador físico, com certeza os mais preparados entenderão a individualidade biológica associada a adaptação de seus alunos/atletas e conseguirão evitar tal quadro.Assim, evidenciando a importância do conhecimento sobre o diagnóstico da Síndrome do Excesso de Treinamento ou overtraining assinale abaixo qual alternativa não corresponde a correta verificação por parte do profissional de Educação Física:a) O overtraining é uma condição complexa, caracterizada por um dos sintomas de queda persistente do desempenho mesmo após um período de treinamento leve e de descanso total, desequilíbrio entre o treinamento e a recuperação, fadiga crônica, dores musculares, perda de peso, sono inadequado, alterações do estado de humor, e enfermidades frequentes principalmente infecções do trato respiratório superior, identificando um destes fatores poderemos identificar Síndrome do Excesso de Treinamento ou overtraining b) A incidência do overtraining no esporte varia de acordo com a modalidade, podemos afirmar que esportes que envolvem grandes cargas de treinamento frequentemente demonstram maior número de resultados negativos, como as modalidades de corridas, natação, futebol, ciclismo e remo.c) Perante a dificuldade de estabelecer um critério fisiológico padrão para o overtraining, alguns autores dividem em dois tipos de overtraining nas formas simpática e parassimpática. Na simpática é sugerida que a Frequência Cardíaca (FC) e Pressão Arterial (PA) de repouso são aumentadas, apetite diminuído, perda de massa corporal, distúrbio do sono e irritabilidade. Quanto na parassimpática, é sugerida pela queda da FC e PA de repouso, longos períodos de sono e depressão.d) Alguns autores para classificar o overtraining o classificam em overtraining simpático tem sido apontado principalmente em atletas que utilizam grande potência e velocidade, como é o caso de saltadores, corredores e nadadores que competem em provas de curta distância, enquanto o overtraining parassimpático atinge preferivelmente atletas de endurance, como corredores, ciclistas e nadadores de longa distância. e) Não é possível determinar o overtraining observando apenas uma variável, seja ela fisiológica estressores psicossociais, ocupacionais, econômicos e nutricionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
3

Olá!

a) O overtraining é uma condição complexa, caracterizada por um dos sintomas de queda persistente do desempenho mesmo após um período de treinamento leve e de descanso total, desequilíbrio entre o treinamento e a recuperação, fadiga crônica, dores musculares, perda de peso, sono inadequado, alterações do estado de humor, e enfermidades frequentes principalmente infecções do trato respiratório superior, identificando um destes fatores poderemos identificar Síndrome do Excesso de Treinamento ou overtraining.

O overtraining, conforme explicitado acima, representa uma condição bastante complexa e individual, representando a fadiga mental e muscular, após rotinas de intenso esforço físico, podendo desencadear em uma série de reações fisiológicas destrutivas.

Além disso, em alguns casos, o ovetraining pode ser estabelecer em uma condição crônica patológica, evidenciado por condições anormais do trato respiratório ou circulatório, dependendo do tipo de exercício que foi realizado.

Perguntas interessantes