1 ) ( 1° imagem ) Determine o Equivalente de Thevenin e a potência dissipada na carga RL
2) ( 2° imagem ) Determine o equivalente de Thevenin para o circuito abaixo
3) ( 3° imagem ) No circuito divisor de tensão da figura, o valor de Vo sem carga é 4V. Quando uma resistência RL é ligada aos terminais A e B, Vo cai para 3V. Determine o valor de RL.
Soluções para a tarefa
O objetivo do equivalente de Thevenin é simplificar um circuito e, assim, simplificar futuras novas análises. Neste equivalente, o circuito é simplificado como uma fonte de tensão (Vth) em série com uma resistência (Rth) como pode ser visto na figura anexada à resolução.
A tensão Vth é igual a tensão de circuito aberto entre os pontos A e B do circuito. Já para determinarmos a resistência Rth, vamos curto circuitar os pontos A e B e determinar a corrente de curto-circuito Isc. O valor de Rth será dado pelo quociente entre Vth e Isc.
1) Acompanhe junto aos desenhos anexados
Como estamos interessados no que está acontecendo na carga, o resistor RL, vamos abrir o circuito nos pontos A e B. Ficamos com o circuito que pode ser visualizado na figura 1 do anexo 2.
Note que a tensão circuito aberto é igual a tensão no resistor R₂ e, portanto, podemos determina-la por um divisor de tensão.
Vamos agora determinar a corrente de curto circuito Isc.
Perceba que, neste caso, nenhuma corrente passará por R₂ e, portanto, Isc é a corrente que passa pelo resistor R₁.
Dessa forma, Rth valerá:
Em posse agora do circuito equivalente Thevenin, vamos acoplar a carga RL para determinarmos a corrente que passa nesta carga e, assim, possibilitar calculo a potencia dissipada.
A potência dissipada será de:
2) Acompanhe junto às figuras anexadas.
Obs.: O enunciado desse exercício parece ter sido mal formulado. Pelos valores achados, fica a impressão de que RL deveria ser considerada como uma carga no circuito, ou seja, deveria ter sido "desconsiderada" no calculo de Vth. Mesmo assim, deu-se prioridade para responder a questão seguindo o texto .
Neste circuito, não é dito para tratarmos RL como uma carga, logo vamos manter essa resistência no circuito e determinar o equivalente visto dos terminais A e B.
Dessa forma, a tensão de circuito aberto, o Vth, será a tensão no resistor RL. Aplicando a lei de kirchhoff ds nós, temos:
Curto circuitando os pontos A e B, não passará corrente nos resistores R₂ e RL. Assim, a corrente de curto-circuito Isc fica:
Com isso, a resistência Rth valerá:
3) Acompanhe junto aos desenhos anexados
Vamos começar determinando o valor da resistência R₂ utilizando o divisor de tensão no circuito sem a carga RL:
Agora, acoplando a carga, vemos que Vo agora está sobre a resistência R, equivalente da associação das resistências R2 e RL em paralelo.
Vamos determinar R:
Por fim, podemos determinar o valor de RL a partir de R:
só reforço o "alerta" feito no exercício 2, o objetivo do exercício possivelmente era tratar RL como uma carga. A resolução foi dada tratando RL como parte do circuito, não uma carga, já que nada é exposto no enunciado.