Geografia, perguntado por blocotrevo, 1 ano atrás

1.1- Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico entre países capitalistas desenvolvidos e países capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposição:
a) Leste e Oeste
b) Norte e Sul
c) Ocidente e Oriente
d) Bipolar
e) Não-alinhada
1.2- Os países periféricos têm dificuldades para superar o subdesenvolvimento. São fatores estruturais que agravam essa realidade, EXCETO:
a) A renda e o poder de decisão estão concentrados em um pequeno grupo de interesses.
b) O poder de atração que os países centrais exercem sobre a mão-de-obra dos países periféricos prejudica o desenvolvimento do trabalho nesses Estados.
c) O processo de transnacionalização limita as ações do Estado no controle das importações / exportações.
d) O maior fluxo de capital e de produção é direcionado para os interesses das grandes nações importadoras.
1.3- Na atualidade, o noticiário internacional tem mostrado situações de uma conjuntura econômica mundial muito diferente daquela que pairava na velha ordem bipolar. Nesta nova ordem do contexto econômico mundial, dois países, um oriental e outro ocidental, têm chamado atenção. No primeiro, entre o final da década de 1960 até o fim dos anos 1980, o PIB não ultrapassava a cifra de 190 bilhões de dólares anuais. Hoje, tem um PIB de 2968 bilhões de dólares, é a segunda economia do mundo e, através de reformas econômicas, tirou cerca de 400 milhões de pessoas da situação de miséria. O segundo, localizado no Ocidente, apesar de ainda galgar o posto de maior economia do mundo, tem provocado tensões e incertezas na economia mundial ante o cenário que vem apresentando, de recessão e declínio no consumo. Órion Os cenários geográficos apresentados no texto acima referem-se, respectivamente, aos seguintes países:
a) Japão e Alemanha
b) Estados Unidos e Japão
c) Rússia e Japão
d) China e Rússia
e) China e Estados Unidos
1.4-Desde o pós-guerra foram utilizadas várias formas para a regionalização do planeta, considerando-se para tanto questões militaristas, ideológicas e geopolíticas. Hoje, a divisão é basicamente de ordem socioeconômica, estabelecendo-se o conflito Norte versus Sul. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
a) O conflito das civilizações, substituindo os enfrentamentos ideológicos da Guerra Fria, se enquadra dentro da divisão Norte versus Sul, aproximando etnias e culturas.
b) É cada vez menor a distância entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos em função da atual fase informacional como resultado da Revolução Técnico-Científica.
c) Mesmo após o fim do socialismo, pode-se considerar a regionalização do mundo em primeiro, segundo e terceiro mundos, respectivamente países capitalistas desenvolvidos e subdesenvolvidos e países socialistas.
d) A fronteira entre Norte versus Sul não é representado pelo Equador, e, portanto, essa designação não tem, caráter geográfico. O aprofundamento das desigualdades sociais ou o abismo entre ricos e pobres ocorre, praticamente, em todos os países.

1.5.A nova divisão internacional do trabalho, em conjunto com a nova economia política, trouxe importantes mudanças para o sistema interestatal, que se configura como a forma política do sistema mundial moderno. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
a) se acentuou consideravelmente a tendência para os acordos políticos interestatais, como, por exemplo, a União Européia e o Mercosul.
b) os Estados periféricos e semiperiféricos passaram a exercer um controle absoluto sobre a soberania efetiva dos Estados hegemônicos.
c) se reduziu, aceleradamente, a privatização das indústrias e dos serviços.
d) os novos sistemas de produção flexível foram substituídos pelo sistema de produção fordista.
e) aumentou o modelo de estatização dos serviços de bem-estar social e diminuiu a expansão do terceiro setor.
1.6. O fim da Guerra Fria não deu lugar a uma paz estável. O “equilíbrio do terror” está sendo substituído por uma nova era de turbulência.
O motivo desta instabilidade é provocada:
a) pelos conflitos político-ideológicos da África.
b) pela queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha.
c) pelos movimentos do fundamentalismo islâmico.
d) pelas guerrilhas ligadas ao narcotráfico da América Andina.
e) pela restauração dos Estados nacionais no leste europeu.
por favor justifique sua resposta!!!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por jacksonronaldo1
127
1.1--- b    1.2--- b  1.3-- e  1.4---d
Respondido por elamambretti
42

1.1 Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico...Trata-se da oposição:

b) Norte e Sul

Países ricos e industrializados formam o bloco Norte versus o bloco Sul, países pobres ou subdesenvolvidos, com base agrícola e alta concentração de renda em um pequeno grupo.

1.2- Os países periféricos têm dificuldades para superar o subdesenvolvimento...agravam essa realidade, EXCETO

b) O poder de atração que os países centrais exercem sobre a mão-de-obra dos países periféricos prejudica o desenvolvimento do trabalho nesses Estados.

Os fatores que agravam as dificuldades dos países pobres em superar seu subdesenvolvimento, são principalmente: o nível de investimento interno e a capacidade do governo de manter a economia doméstica estável em meio da economia global. O movimento da mão-de-obra não resolveria os problemas dos países pobres e nem eliminaria as fortes desigualdades entre nações.  

1.3 Os cenários geográficos apresentados referem-se, respectivamente, aos seguintes países:

e) China e Estados Unidos

A China, após o início das reformas em 1978, preocupou-se com as questões macroeconômicas, com ênfase no crescimento, inflação, balanço de pagamentos, poupança e principalmente, ao aumento dos gastos em investimento.

A sociedade americana continua rica, mas marcada pela concentração da renda e pelas poucas chances de melhores condições de vida da grande parte de seus cidadãos.

1.4. Desde o pós-guerra foram utilizadas várias formas para a regionalização do planeta...é CORRETO afirmar:

d) A fronteira entre Norte versus Sul não é representado pelo Equador, e, portanto, essa designação não tem, caráter geográfico. O aprofundamento das desigualdades sociais ou o abismo entre ricos e pobres ocorre, praticamente, em todos os países.

A divisão Norte-Sul não se refere às coordenadas geográficas e nem à divisão da Terra em hemisférios a partir da Linha do Equador, trata-se de uma regionalização feita a partir de critérios econômicos.

1.5 A nova divisão internacional do trabalho, em conjunto com a nova economia política...é correto afirmar que:  

a) se acentuou consideravelmente a tendência para os acordos políticos interestatais, como, por exemplo, a União Européia e o Mercosul.  

A integração econômica de vários países, em uma economia globalizada e mais competitiva, reforçou a constituição de blocos econômicos procurando diminuir ao máximo as dificuldades de fluxo de mercadorias, capitais, serviços ou mão-de-obra impostas pelas barreiras das fronteira nacionais. Os países integrantes de blocos fortalecem-se diante de países isolados ou de outros blocos de países.

1.6. O fim da Guerra Fria não deu lugar a uma paz estável...O motivo desta instabilidade é provocada:

a) pelos conflitos político-ideológicos da África.

Um dos fatores de uma nova era de turbulência é a emergência de conflitos devidos principalmente à descolonização da África. São Estados que se recusaram a alinhar-se ao Leste  ou ao Oeste e querem viver em paz.

Bons estudos!

Perguntas interessantes