História, perguntado por sybelebatista6, 7 meses atrás

1 1. Escreva cam suas
com suas palavras sobre a indepedência na América Espartela​

Soluções para a tarefa

Respondido por fhdanieles
2

Resposta:

A Independência Espanhola aconteceu quase 300 anos depois de domínio colonial na América, o que resultou na formação de 18 novos países. Esse acontecimento se deu no século XVIII, quando o liberalismo começava a ser presente nas elites criollas.

As principais causas para esse acontecimento foram: em primeiro lugar a forte influência e independência que os EUA tinha, o desejo da América em ter livre comércio e abandonar o pacto colonial, o apoio militar do Haiti e financeiro da Inglaterra e por fim, a destituição do rei Fernando VII, com a expensão do Império Napoleônico na Espanha.

Diante de toda a revolta causada por conta desses acontecimentos, antes de ser destituído o rei Fernando VII chega a pedir ajuda a Santa Aliança (que unia as maiores potências da época, a Rússia, a Prússia e a Áustria). Contudo, os Estados Unidos e a Inglaterra mantiveram a oposição desse Império e tornaram as colônias espanholas independentes, em 1823, pelo presidente norte-americano James Monroe, que foi eleito principalmente por conta da chamada Doutrina Monroe, onde ele dizia que "a América é para os americanos".

Explicação:


sybelebatista6: obg
Respondido por JoaoPedroEstevam
0

Resposta:

Ao longo do século XIX, o continente americano foi varrido pelos mais diversos movimentos de independência. Região de colonização europeia, a América teve na Independência das Treze Colônias Inglesas a pioneira deste processo, evento que ocorreu ainda no século anterior. No entanto, seria somente nos “oitocentos” que as demais regiões viriam a se libertar da dominação metropolitana, inclusive aquelas sob controle espanhol.

Influenciados pelos ideais libertários do Iluminismo, estes movimentos se sucederam em clara resposta ao aperto do pacto colonial imposto pela Espanha. Neste momento, as colônias hispano-americanas sofriam com uma extensa carga tributária, além de um sistema fiscalizador cada vez mais rigoroso, elevando a insatisfação dos colonos a níveis nunca antes vistos.

Uma das determinações mais impopulares tomadas pela Coroa espanhola foi o estabelecimento do sistema de “Portos Únicos”. Segundo esta deliberação, os negociantes americanos só poderiam enviar suas mercadorias à Europa através de portos específicos, localizados no México, Panamá e Colômbia. Embora esta medida tivesse sido adotada pelo governo espanhol já nas primeiras décadas da colonização, sua aplicação passou a ser mais rígida nos anos anteriores à eclosão das independências.

Perguntas interessantes