(1,00 ponto) A Instrução Normativa n° 62, de 29 de dezembro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aprova o regulamento técnico de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite cru refrigerado, o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite pasteurizado e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel.
Supondo que você fosse o técnico responsável por um laticínio e tivesse recebido uma análise de leite de um produtor com os seguintes resultados:
Responda as seguintes questões:
a) O que esses valores indicam?
b) Quais recomendações você forneceria ao seu produtor, visando à melhoria da qualidade do leite?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Produzir leite de qualidade é uma necessidade para conseguir vender o leite para novos mercados consumidores, pois há um crescimento na produção maior que o consumo.
Explicação:
1) A IN 62 estabelece quais os padrões de qualidade que o leite brasileiro deve possuir.
a) Contagem Bacteriana Total (CBT), que indica a contaminação do leite. O leite para ser enquadrado nos padrões 100.000 CBT(UFC/ml).
De acordo com a questão a análise 970.000 CBT(UFC/mL) indica que o leite está fora do padrão de qualidade aceitável isso ocorreu pela falta de higiene no manuseio ou não está armazenado na temperatura correta.
b) Contagem de Células Somáticas (CCS), que indica a ocorrência de mastite. O leite para ser enquadrado nos padrões 400.000 CCS(células/ml).
De acordo com a questão a análise 882.000 CCS(células/mL) indica que o leite está fora do padrão de qualidade isso ocorreu porque o rebanho não está saudável e com mastite.
c) Deve ter os seguintes padrões mínimos no leite cru refrigerado: Gordura 3%, Proteína 2,9%.
Os percentuais da análise estão um pouco acima do padrão Gordura 4,0% e Proteína 3,1% isso poderá ser corrigido com uma boa alimentação.
2) Quais recomendações você forneceria ao seu produtor, visando à melhoria da qualidade do leite?
As recomendações para o produtor melhorar a higiene, temperatura, alimentação, assim, evita perdas com leite ácido.
- A Contagem Bacteriana Total (CBT) indica a contaminação do leite, que para ser enquadrado nos padrões deve apresentar 100.000 CBT(UFC/ml). Na questão vemos na análise 970.000 CBT(UFC/mL), indicando que o leite está fora do padrão de qualidade aceitável (o que ocorreu pela falta de higiene no manuseio ou por armazenamento em temperatura incorreta).
- Contagem de Células Somáticas (CCS), indica a ocorrência de mastite. O leite para ser enquadrado nos padrões 400.000 CCS(células/ml). De acordo com a questão, a análise 882.000 CCS (células/mL) mostra que o leite está fora do padrão de qualidade (o que ocorreu devido o fato do rebanho não estar saudável - mastite).
- O leite cru refrigerado deve apresentar os seguintes padrões mínimos: Gordura 3% / Proteína 2,9%. Os percentuais visto na análise estão um pouco acima do padrão (Gordura 4,0% e Proteína 3,1%), o que pode ser corrigido com uma boa alimentação.
Recomendaria ao produtor que melhorasse a higiene, assim como a temperatura e a alimentação, pois isso evitaria perdas com leite ácido.
Bons estudos!