1.0 poema apresenta como tema a criação artística, desenvolvendo-o em três planos ou em três níveis,
demarcados pelas estrofes. De que trata cada uma das estrofes?
2. Levando em conta que o poeta é um fingidor, levante hipóteses: Por que, de acordo com a 19 estrofe, o
poeta "chega fingir que é dor / A dor que deveras sente"?
3. De acordo com a 2 estrofe:
a) A que dores se refere o texto no verso "Não as duas que ele teve"?
b) Os leitores não sentem as duas dores do poeta, "Mas só a que eles não têm". Levante hipóteses: Que
dor pode ser essa sentida pelos leitores?
4. Na última estrofe, são aproximados dois elementos que, historicamente, são a base da criação artística
em todos os tempos, ora com o predominio de um, ora com o predominio de outro.
a) Quais são esses elementos?
b) Que importância têm esses elementos no jogo da criação literária?
5. O poema tem como título “Autopsicografia". O termo psicografia significa relação mediúnica
estabelecida entre dois seres humanos, um morto e um vivo, sendo este o meio pelo qual aquele se
manifesta por escrito; o prefixo auto significa “por si mesmo". Levando em conta esses dados e
considerações sobre realidade, imaginação ou fingimento observadas no poema, dê uma interpretação
coerente ao título do poema.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá :)
Explicação:
1. A 1ª estrofe trata do poeta e da criação literária.
A 2ª estrofe trata do leitor e de sua relação com o texto literário.
A 3ª estrofe trata do jogo entre a razão e emoção, existente no fenômeno literário.
2. No jogo literário, experiência e imaginação se fundem, construindo uma nova realidade, a do texto.
A emoção contida no texto nem sempre corresponde a emoção real; esta pode servir de base para a “emoção fingida”, que se torna real no poema.
3. a) As duas dores do poeta: a vivida e a fingida.
b) Com uma visão moderna sobre a recepção do texto. Pessoa abre espaço para a imaginação do leitor, que não é visto aqui como elemento passivo no jogo literário, mas como coadjuvante da escritura do texto, pois é ele que atribui o sentido final à sua leitura.
4. a) Razão e emoção.
b) Historicamente, sempre houve predomínio de um ou de outro. Depreende-se que, para Fernando Pessoa, a criação literária é a confluência da emoção (ligada à experiência), da razão (ligada à consciência e à técnica) e da imaginação.
5. O título sugere que a criação literária parte de um eu e transforma a experiência vivida em “experiência fingida” imaginada. Nesse processo de recriação, atuam três elementos: razão, emoção e imaginação. Essas relações, que ocorrem no plano da expressão, se repetem no momento da recepção, da leitura.
Espero ter ajudado, =)
1. A primeira estrofe identifica que todos os poetas sabem fingir suas dores com perfeição.
2. De acordo com décima nona estrofe, podemos afirmar que ela indica que os poetas fingem as suas dores tão bem que relatam algumas dores que não sejam tão fortes, como em seus versos.
3.
A) Se refere a dor que o poeta sente, de fato, e a dor que o poeta finge ter nos seus versos.
B) As mesmas dores que o poeta transcreve.
4.
A) As "calhas de roda" e o "comboio de corda".
B) São contextualizações históricas, importantes elementos na construção do poema.
5. A "dor" dos poetas.
A rima de um poema pode ser externa ou interna. Na rima interna os sons semelhantes das palavras são no final dos versos.
Na rima externa os sons semelhantes das palavras são feitos no final de um verso e logo em seguida no início do próximo.
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