1 ° O que você lembra sobre as funções da linguagem? Existe alguma função da linguagem que você mais utiliza? Conte-me suas impressões sobre as funções da linguagem.
Soluções para a tarefa
Resposta: Possuimos as funções: emotiva, denotativa ou referencial, metalinguistica, fática, conativa ou apelativa e a poética
Explicação: Então, cada função tem sua própria característica, vou explicar cada uma delas para você ter uma noção:
1 - Emotiva: Predominância da primeira pessoa, aqui temos as expressões da emoção e ponto de vista do emissor ( emissor é aquele que transmite a mensagem )
2 - Denotativa ou referencial: Aqui o foco está no conteúdo, o objetivo é informar, não temos envolvimentos nem de quem transmite a mensagem quanto de quem recebe
3 - Metalinguística: Usa o código pra explicar o próprio código, já viu aquela quebra de quarta parede que aparece nos filmes “Deadpool” ou “Curtindo a Vida Adoidado”? Eles param alguma parte do filme e o personagem principal fala com o espectador sobre o filme no próprio filme. O código é o filme e temos uma explicação do filme dentro do filme, eu sei, meio confuso.
4 -Fática: A função dessa linguagem é iniciar, manter ou finalizar o canal, por exemplo, eu e você estamos em uma conversa de telefone, eu falo alô ( estou iniciando o canal ), começamos a conversar sobre Hora de Aventura e eu fico te explicando o porquê de não gostar da princesa Jujuba, a cada coisa que eu falo você responder com “hurum”, "concordo", “sério”, “nossa”, não tá colocando nada de valor na conversa, é só pra me manter falando ( está mantendo o canal ) e quando acabamos dizemos “até, beijos”, nós finalizamos o canal.
5 - Conativa ou apelativa: Já viu propagandas? Elas estão aqui nessa função, o propósito aqui é te convencer “ Compre 5 caixas de chocolate nestlé e ganhe 3 de graça” “ compre seu carro hoje”. Normalmente temos o uso de vocativos e verbos no imperativo
6 - Poética: Por última e não menos importante, temos a função poética, aqui damos uma ênfase na mensagem, tentamos deixar ela bonita, a arte das palavras, o autor se preocupa em como será a transmissão da mensagem e como ela será “embalada”, se um livro for escrito de qualquer maneira não iremos querer ler, mesma coisa com um poema, cronica ou uma música. Há uma preocupação do emissor em escrever a mensagem de uma forma mais formosa
A linguagem que eu mais uso no meu dia a dia é a fática, fico falando “hurum” de vez em quando quando não quero falar, mas não quero parecer mal-educada kk.
As que eu acho mais interessantes são as funções Conativa por tentar “persuadir” quem lê e a referencial por utilizar muito no meu cotidiano.
Espero ter ajudado Army:)