Ed. Técnica, perguntado por ranoli2012ranoli, 1 ano atrás

1) (0,60 ponto) No Brasil, existem cerca de 204 milhões de hectares abrangidos pelo cerrado. Na maior parte dessas terras, os solos têm atributos químicos que são limitantes à produtividade agrícola. A limitação ocorre devido ao fato de os solos terem elevada acidez, deficiência de bases trocáveis (Ca, K e Mg), níveis tóxicos de alumínio (Al) e baixa capacidade de troca de cátions. A deficiência de cálcio e a toxidez por alumínio são fatores que limitam o aprofundamento radicular nesses solos, de forma a prejudicar a expressão do potencial produtivo das espécies, sejam elas anuais ou perenes. Nesse contexto, analise a situação a seguir: Um fazendeiro tem como objetivo plantar uma cultura perene. Sua propriedade pertence a um município localizado no bioma cerrado, toda situada em cima de um solo com 20% de argila e com restrição de elevada acidez subsuperficial. Diante da situação apresentada, responda: Qual produto deverá ser utilizado para corrigir a acidez do solo e que quantidade deverá usar? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
A correção se obtém com a utilização de calcário moído, que pode ser encontrado na própria região.

As culturas se tornam mais produtivas com o uso do calcário, pois aumenta sistema radicular, e isso melhora o uso da água e dos nutrientes.

A toxidade do alumínio e a deficiência de cálcio como fatores de limitação ao crescimento das raízes nas camadas superficiais foram testadas em laboratório e na prática também, nos campos.

Foram realizados estudos de calibração da análise de solo dessa região pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que estabeleceu os critérios atuais de diagnose da necessidade de aplicação de calcário e suas respectivas dosagens.
Perguntas interessantes