0s sofistas desempenharam um importante papel na formação de inúmeras pessoas. Seus trabalhos sobre ensinar a arte de argumentar, era constantemente solicitado e pago pelos cidadãos que tinham interesse de atuar mais diretamente nas discussões públicas. De acordo com o exposto, sobre o interesse dos cidadãos pelos serviços prestados pelos sofistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os cidadãos que participavam dos debates em praça pública recorriam aos sofistas para se prepararem, com a intenção de discutir com seus oponentes.
( ) Para vencer os debates públicos, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar.
( ) Os sofistas não cobravam por seus trabalhos, pois o interesse maior era formar bons cidadãos.
( ) Os cidadãos que contratavam o trabalho de ensino dos sofistas eram excluídos dos debates públicos, pois se encontravam em vantagem em relação aos demais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- V
2- V
3- F
4- F
Explicação:
1- ''Os cidadãos que participavam dos debates em praça pública recorriam aos sofistas para se prepararem, com a intenção de discutir com seus oponentes.''
Resposta: Os sofistas eram considerados mestres do convencimento, pois um dos seus principais ensinamentos era a respeito da arte da retórica. De forma que eles ensinavam os seus alunos a se prepararem em um debate contra um oponente, para que os convencessem das suas teses.
2- ''Para vencer os debates públicos, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar.''
Resposta: Os sofistas (Diferentemente de Sócrates) cobravam para poder ensinar, então aqueles que possuíam mais dinheiro pagavam aos sofistas para que eles ensinassem a forma correta de argumentar e persuadir seus oponentes.
3- ''Os sofistas não cobravam por seus trabalhos, pois o interesse maior era formar bons cidadãos.''
Resposta: O objetivo deles eram introduzir os cidadãos (Principalmente os jovens) na política, mas como explicado acima eles cobravam pelos ensinamentos.
4- ''Os cidadãos que contratavam o trabalho de ensino dos sofistas eram excluídos dos debates públicos, pois se encontravam em vantagem em relação aos demais.''
Resposta: Os debates sobre as decisões de assuntos públicos eram feitos num local conhecido como ''Eclesia'' (Assembleia, reunião). Porém, apenas homens livres, maiores de 21 anos e que nasceram na Grécia poderiam ser considerados cidadãos Atenienses (Menor parte da população). Por isso aqueles que podiam pagar iriam cumprir suas atividades democráticas, uma delas era a do debate.
Resposta:
V - V - F - F
Explicação:
(V ) Os cidadãos que participavam dos debates em praça pública recorriam aos sofistas para se prepararem, com a intenção de discutir com seus oponentes.
(V ) Para vencer os debates públicos, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar.
(F ) Os sofistas não cobravam por seus trabalhos, pois o interesse maior era formar bons cidadãos.
(F ) Os cidadãos que contratavam o trabalho de ensino dos sofistas eram excluídos dos debates públicos, pois se encontravam em vantagem em relação aos demais.