09 - Sabemos que as placas estão em constante movimento. O que acontece num encontro de Placas Convergentes, como é o caso da Placa Sul – Americana com a Placa de Nazca? *
Soluções para a tarefa
pergunta:
Sabemos que as placas estão em constante movimento. O que acontece num encontro de Placas Convergentes, como é o caso da Placa Sul – Americana com a Placa de Nazca? *
resposta:
No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras. Isso ocorre porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais.
Quando ocorre um choque entre duas placas oceânicas, apenas uma das placas afundará, no caso, a mais densa entre as duas.
Quando o choque ocorre entre duas placas continentais, não há afundamento das placas, visto que a densidade das duas é a mesma, logo, ambas sofrem dobramento. Um exemplo desse tipo de choque foi o que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem à Cordilheira dos Andes.
No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.
A Placa Sul-Americana está movendo-se para oeste longe da dorsal meso-atlântica. A placa se move em direção às placas de Nazca e do Pacífico a uma taxa de 77 mm por ano. Esta colisão de placas é responsável por ter criado a cordilheira dos Andes e por ter causado os vários vulcões que existem ao longo dela.