Química, perguntado por luanaramao890, 11 meses atrás

09. O enxofre (sólido e amarelo) é solúvel em tetracloreto de carbono e insolúvel em água. Já o iodeto de potássio (sólido branco) é insolúvel em tetracloreto de carbono e solúvel em água. Sabendo que o tetracloreto de carbono e a água são pouco miscíveis, descreva um procedimento para a separação de uma mistura heterogênea de enxofre e iodeto de potássio. Ajuda

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por amarelobjj
5

Temos que:

Enxofre - S

  • solúvel em tetracolreto de carbono - CCl4
  • Insolúvel em água

Iodeto de Potássio - KI

  • insolúvel em CCl4
  • solúvel em água

Água e CCl4 - praticamente imiscíveis.

Para separar a mistura, podemos por exemplo,  colocá-la em água. Ao fazer isso, o KI irá se dissolver, enquanto o S irá precipitar.

Em sequência filtramos a solução, separando o enxofre no papel de filtro.

Para separar o KI, realizamos a destilação da água, ficando com o sal no fundo do recipiente.

O mesmo processo poderia ser realizado utilizando o CCl4 como solvente e realizando os mesmos passos. A diferença seria o componente obtido em cada fase: KI na filtração e S na destilação.

Poderíamos ainda misturar usar uma extração sólido líquido para os dois solutos ao mesmo tempo, mas isso resultaria em uma destilação a mais no fim do processo. Normalmente esse último tipo de extração é utilizada para misturas azeotrópicas, como é o caso do álcool etílico quando chega em uma concentração acima de 95,5 % em água.

Perguntas interessantes