09-Mesmo com mais da metade de brasileiros negros e comunidades indígenas, o país é absorvido por preconceitos de etnias, prevalecendo ainda o eurocentrismo. Uma política educacional igualitária quer significar mais do que o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. Ela começa na educação infantil e precisa perpassar o sistema educacional como um todo. Neste sentido, o que a escola deve fazer para preservar a identidade racial de suas crianças?
Escolha uma:
a. Trabalhar a temática racial de modo que ela permeie todo o cotidiano escolar realizando projetos como nos dias da consciência negra trazendo apresentações culturais como capoeira e comidas típicas do povo africano. Comemorar o dia do índio, trazendo índios para contar sua história e relembrando como é a vida dos índios na floresta e como se vestem.
b. Trabalhar a temática racial de modo que ela permeie todo o cotidiano escolar e não somente projetos isolados. Trabalhar a temática na escola por meio de explicações sobre as diferenças, valorização e da admiração das características físicas; no quadro de pessoal da instituição é preciso garantir a presença de profissionais pertencentes aos grupos discriminados em funções subalternas.
c. A biblioteca, o parquinho, a sala de atividades, o refeitório e outros espaços da instituição precisam apresentar a diversidade racial, como negros com máscaras e tangas africanas e índios com cocares e tangas. Os materiais didáticos devem contemplar todos os grupos étnico-raciais.
d. Trabalhar a temática racial em todo o cotidiano escolar e não somente projetos isolados; Trabalhar por meio de explicações sobre as diferenças, valorização e da admiração das características físicas das crianças, tais como o cabelo, a cor da pele, propiciando desse modo vivências que as crianças, principalmente as negras, possam experienciar a autoestima e sentir-se valorizadas.
ate 30/07
Soluções para a tarefa
Alternativa correta: Letra D.
Analisaremos cada alternativa e procuraremos onde está a falha de cada uma, por método de eliminação, chegamos a alternativa correta.
A primeira alternativa está incorreta pois o trabalho a cerca da temática racial não deve acontecer somente em projetos e dias específicos, elas devem ser mais que tudo, reforçadas em tais datas, mas não tratadas apenas nesses dias.
A segunda alternativa está falsa no sentido que os profissionais pertencentes aos grupos discriminados não devem estar somente presentes em cargos subalternos, ou seja, inferior ao outro. Deve ser, acima de tudo, conquistado, porém não contratar pessoas apenas para cargos específicos de menor hierarquia.
A letra C está incorreta pois não precisa ser tão radical quanto expõe esta alternativa, ao ponto de terem negros e índios com tangas e máscaras para a valorização de suas culturas. A temática deve ser abordada de forma mais sutil e que agrada mais as crianças.