09- Dê o infinitivo , o gerúndio e o particípio das formas verbais. Siga a ordem pedida . a) tive = inf._____________________________________, ger. _______________________________________, part. __________________________________ b) garantia= inf. __________________________________, ger. ______________________________________, part. __________________________________ c) roubava = inf. __________________________________, ger. _____________________________________, part. ___________________________________ d) escrevemos= inf. _______________________________, ger. _______________________________________, part. _________________________________ e) amei = inf. ___________________________________, ger. ________________________________________, part. _________________________________ f) fiz = inf. _____________________________________, ger. ________________________________________, part. ________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) tive
inf. = ter
ger = tendo
part = tido
b) garantia
inf. = garantir
ger. = garantindo
part. = garantido
c) roubava
inf. = roubar
ger. = roubando
part. = roubado
d) escrevemos
inf. = escrever
ger. escrevendo
part. = escrito
e) amei
inf. = amar
ger. = amando
part. = amado
f) fiz
inf. = fazer
ger. = fazendo
part. = feito
Explicação:
O infinitivo, o gerúndio e o particípio são as chamadas formas nominais do verbo. Todas elas se caracterizam por não poderem expimir em si nem o tempo nem o modo verbais, podendo aproximar-se das características de um substantivo, adjetivo ou advérbio (daí serem denominadas “nominais”).
• Infinitivo:
O infinitivo indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, aproximando-se da função substantiva (é o infinitivo que “dá nome” à ação, e é por isso que, no dicionário, é na forma infinitiva que localizamos os verbos).
Ex: Preservar a natureza é fundamental.
Pode ser identificado pelas suas terminações, que indicam as três conjugações verbais:
1ª conjugação = -ar (amar, cantar, falar)
2ª conjugação = -er (escrever, comer, ver)
3ª conjugação = -ir (dormir, partir, vir)
O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal. O infinivo impessoal é aquele que se constrói sem sujeito, ou seja, que não se refere a uma pessoa gramatical. Trata-se dos verbos no seu estado puro, sem flexões, tais como os encontramos nos dicionários. Ex.: comer, beber, cantar, sorrir, cair.
O infinitivo pessoal, ao contrário, é aquele que possui sujeito próprio e, por isso, pode ser flexionado. Nos verbos regulares, a terminação do infinitivo pessoal é idêntica à terminação do Futuro do Subjuntivo. A forma pessoal do infinitivo é usada, principalmente, nas orações reduzidas de infinitivo, ou seja, naquelas em que não há conjunção ou locução conjuntiva. Ex.: Verbo amar no infinitivo pessoal: para eu amar/ para tu amares/ para ele amar/ para amarmos/ para vós amardes/ para eles amarem. Oração reduzida de infinitivo: Fez tudo para nós terminarmos.
• Gerúndio:
O gerúndio, conhecido pela sua terminação em –ndo, indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado, e desempenha funções que se assemelham às de um advérbio ou adjetivo. Ex.:
Ex.:
O menino quebrou a perna jogando bola.
A menina, chorando, devolveu a boneca.
• Particípio:
O particípio, identificado, quando regular, pelas terminações –ado (1ª conjugação) e –ido (2ª e 3ª conjugações), apresenta o resultado do processo verbal, indicando uma ação já realizada, finalizada. Além disso, pode acumular as características de verbo e adjetivo.
O particípio desempenha importante papel no sistema verbal, pois, por meio dele, são formados tempos verbais compostos que exprimem o aspecto conclusivo.
Ex.: Maria, coitadinha, tem provado das mazelas da vida.