Biologia, perguntado por marfingalego, 7 meses atrás

08. São exemplos de platelmintos parasitas:
a) tênia e planária
b) planária e minhoca
c) esquistossomo e planária
d) tênia e esquistossomo​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel2304480
1

Resposta: Os platelmintos  (Filo Platyhelminthes) são animais que vivem em diferentes ambientes, ocorrendo em ambiente aquático ou terrestre. Além disso, temos algumas espécies parasitas, como é o caso das tênias, chamadas popularmente de solitárias.

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente.  São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies. A excreção ocorre por protonefrídio, as trocas gasosas ocorrem por difusão, e o sistema nervoso é provido de gânglios. O termo platelminto significa verme achatado, sendo essa uma referência ao corpo delgado desses animais, que se apresentam achatados dorsoventralmente. Seu corpo é formado por três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme), portanto, são considerados triblásticos. São animais acelomados (não possuem celoma) e apresentam simetria bilateral.

Os platelmintos são animais que possuem um corpo relativamente simples, com muitos sistemas ausentes e outros muito pouco especializados. As trocas gasosas desses animais, por exemplo, ocorrem por difusão pela superfície do corpo. No que diz respeito à excreção, observa-se um sistema simples constituído por protonefrídios, os quais são uma rede de túbulos com estruturas ciliadas conhecidas por células-flama. Alguns platelmintos apresentam sistema digestório, que é ausente em outras espécies. O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, sendo a boca a única abertura para o trato digestivo. Não apresentam sistema circulatório, tampouco sistema esquelético. O sistema nervoso é geralmente constituído por um par de gânglios anteriores que estão associados a cordões longitudinais.

No que diz respeito à reprodução, é possível observá-la de forma assexuada e também sexuada. Muitas espécies são hermafroditas, mas também há espécies de sexos separados. Algumas espécies apresentam desenvolvimento direto, sem uma fase larval, outras, no entanto, apresentam desenvolvimento indireto, incluindo-se um ou mais estados de larva. Classificação dos platelmintos

Existem diferentes espécies de platelmintos, sendo algumas de vida livre e outras parasitas. Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.

Na Turbellaria temos organismos apenas de vida livre, incluindo-se nesse grupo as planárias. Já as classes Trematoda, Cestoda e Monogenea apresentam apenas representantes parasitas. Na classe Trematoda temos como representante o esquistossomo; na classe Cestoda temos as tênias; e na Monogenea, algumas espécies ectoparasitas de peixes, anfíbios e répteis.  

Explicação:

Anexos:

gabriel2304480: A) Tênias e Planárias.
Perguntas interessantes