07- Que outros esportes de aventuras você conhece? De quais esportes você gostaria de participar? Por quê?
08) Quais as habilidades e capacidades físicas você acha necessário ter para a prática de esportes de aventura na natureza.
09) Você acha que através do esporte de aventura podemos preservar e cuidar do meio ambiente.
10) Quais ações você acha que os praticantes de esportes de aventura devem ter para que o ambiente onde eles fazem a prática continue sendo preservado.
Me ajudem porfavor preciso
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
7- Escalada: significa subir ou trepar em algo, portanto todo ato humano de ascender uma montanha, uma rocha, uma árvore, uma parede ou mesmo uma escada pode ser considerado uma escalada (PEREIRA, 2007).
Parkour: é uma atividade contemporânea que surgiu no final do século XX, na França. Seu percursor foi David Belle, um francês que praticava várias modalidades de ginásticas desde criança. Constitui na habilidade de deslocar-se rapidamente, transpor obstáculos e aterrissar eficientemente para continuar num determinado percurso (PEREIRA; ARMBRUST, 2010).
Rapel: descida de penhascos preso numa corda (FRANCO, 2010). No caso do ambiente escolar a atividade pode ser realizada na estrutura da quadra poliesportiva, um muro ou ponto de ancoragem seguro.
Tirolesa: travessia de um ponto a outro pendurado em um cabo aéreo (FRANCO, 2010).
Slackline: provavelmente de origem circense, a Corda Bamba ou Slack Line surgiram para busca do equilíbrio físico e concentração de quem o pratica, mas não se sabe ao certo quando e nem aonde surgiu, o que se sabe, é que hoje essa prática vem sendo aprimorada, e esta conquistando adeptos do mundo inteiro (CARDOZO; NETO, 2010).
Orientação: percurso onde podem utilizar somente bússolas – existem bússolas de vários preços e tipos, das bem baratas e simples até as cheias de recursos e caras – ou somente mapas, cartas topográficas e croquis (mapas feitos a mão), ou ainda, estas últimas junto com bússolas (FRANCO, 2010).
Nós e Amarrações: os nós podem ser considerados parte indispensável à prática de esportes de aventura, portanto de fundamental importância dominar o maior número de nós e amarrações possíveis, pois nunca se sabe quando será preciso utilizá-los. Os nós podem ser utilizados para unir a cordas, para as ancoragens, amarrarem solteiras, dentre outras aplicações. A escolha de um nó deve passar por uma análise criteriosa sobre o uso. Fatores como força de blocagem, facilidade de fazer e desfazer o nó e perdas de resistência, etc., devem ser levadas em consideração na hora da escolha (NAZARI, 2007).
8 -
O professor deve estar preparado para trabalhar de forma interdisciplinar, deve assumir uma postura acessível a novos conhecimentos e a novas abordagens. Esse trabalho não só favorece os alunos, mas também o próprio profissional, dando a ele a oportunidade de ampliar e relacionar os conteúdos de sua disciplina com novos conhecimentos.
Para sua real inserção como conteúdo das aulas de educação física dos esportes e atividades de aventura, é imprescindível o conhecimento ou formação ampliada do educador físico, com base didática, metodológica e pedagógica e instigar as reflexões sobre o aprender, ensinar e formar pela aventura, proporcionando assim um novo planejamento escolar, independente dos obstáculos e dificuldades encontradas no percurso para proporcionar aulas diferentes dos moldes tradicionais na educação física escolar.
9 -
o esporte pode desempenhar função decisiva no trato da saúde e sua manutenção, com reflexos diretos no bem estar físico e psíquico dos praticantes. Também se percebe efeitos positivos com implicações sociais, funcionando o esporte como elemento agregador, de inclusão, de igualdade entre as pessoas, de maior participação individual junto à comunidade local, ou seja, mais uma vez, a sustentabilidade presente, agora em seu âmbito social.
10-
Os praticantes de atividade esportiva em ambientes naturais desenvolvem consciência ecológica maior, visto a compreensão da necessidade em manter o meio ambiente equilibrado. A prática do paraquedismo, assim como dos demais esportes de aventura, depende de condições ambientais mínimas para que seja praticado, reforçando o ideal constitucional de preservação e conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, presente no art 225 Constituição Federal Brasileira.