07- O texto abaixo discute a origem dos escravizados da Roma Antiga e foi escrito pelo jurista romano Aelius Marcianus no período imperial, no século III d.C. Leia-o:
“Os escravos tornam-se propriedade nossa seja em virtude da lei civil, seja da lei comum dos povos: em virtude da lei civil, se qualquer pessoa de mais de vinte anos permitir a venda de si própria com a finalidade de lucrar conservando uma parte do preço de compra; e em virtude da lei comum dos povos, são nossos escravos aqueles que foram capturados na guerra e aqueles que são filhos de nossas escravas.”
CARDOSO, Ciro Flamarion. Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984. p. 127. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e das informações do texto acima, assinale a alternativa correta. (1,0)
a) Todos os escravizados do Império Romano tinham origem em uma única etnia, que era a justificativa para sua escravização.
b) Os filhos das mulheres escravizadas nasciam livres.
c) A escravidão deixou de existir em Roma durante o período do Império.
d) As pessoas poderiam ser escravizadas por dívidas, por aprisionamento em guerra ou por hereditariedade.
e) Não havia relação entre guerras e captura de escravizado
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D)
Explicação:
Filhos de escravos, pessoas endividadas e prisioneiros de guerra eram considerados escravos no império Romano.
a) esta errada pois, diferente da escravidão recente do colonialismo Europeu, pessoas de todas as etnias eram escravizadas e a etnia nao fazia diferença(até pessoas nascidas em Roma poderiam ser escravizadas!), se o seu povo desafiasse ou estivesse no caminho de Roma, voce era um inimigo de Roma.
b) Errado, filhos de escravos ainda eram escravos.
c) Errado, continuou existindo até o fim do império Romano
e) Errado, havia até demais!
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás