07) (406254) O Segundo Reinado é marcado pelo período de consolidação e conciliação da oligarquia(1840-70) e pela crise do Império (1870-1889).Uma análise da atuação do Partido Conservador e do Partido Liberal no período da consolidação e conciliação da oligarquia na política interna do Império, indica que *
A) D. Pedro II só conseguiu a conciliação da oligarquia, quando proibiu os membros do Partido Liberal de participarem da arena política.
B) houve uma rivalidade crescente entre o Partido Conservador e o Partido Liberal, que eram totalmente opostos em seus ideais.
C) os dois partidos atuaram juntos para conseguirem submeter o imperador D. Pedro II aos interesses da oligarquia.
D) os dois partidos representavam os interesses das elites brasileiras, defendendo a estrutura oligárquica, imperial e escravista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Os partidos liberal e conservador eram constituídos pelas elites brasileiras, que por sua vez, defendiam a estrutura oligárquica e escravista.
É correta a alternativa D, sendo os dois partidos (o Liberal e o Conservador) representantes das classes mais favorecidas da sociedade imperial brasileira, estando ambos sob o controle das oligarquias regionais.
Embora houvesse entre os Liberais um maior número de defensores da abolição da escravidão, os dois partidos majoritariamente ou defendiam a manutenção da escravidão ou um sistema de abolição bem lenta e gradual, de modo a garantir os seus privilégios dentro da sociedade brasileira.
A liberdade política verdadeira não existia no Brasil de então, já que a maior parte da população (mulheres, pobres e escravizados) não tinham direito ao voto.