06-(UPE-2018) Leia o texto a seguir sobre o pensamento grego: Platão escreveu diálogos filosóficos, verdadeiros dramas em prosa. Foi um dos maiores escritores de todos os tempos, e ninguém conseguiu, como ele, unir as questões filosóficas à tamanha beleza literária. As ideias filosóficas de Platão é a primeira grande síntese do pensamento antigo. (Adaptado) REZENDE, Antonio. Curso de Filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 46.
No tocante a essa temática, assinale a alternativa correta sobre o pensamento de Platão.
A) Enfatiza as ideias no mundo sensível, buscando a verdade na natureza.
B) Retrata a doutrina das ideias e salienta a existência do mundo ideal para fazer possível a verdadeira ciência.
C) Prioriza a verdade do mundo concreto com a confiança no conhecimento dos sentidos.
D) Sinaliza o valor dos sentidos como condição para o alcance da verdade.
E) Atenta para o significado da razão no plano da existência da realidade sensível.
Soluções para a tarefa
A teoria de Platão diz que o Mundo Sensível é uma cópia imperfeita do Mundo das Ideias, sendo assim, o filósofo é aquele cuja razão supera as imperfeições da matéria e compreende as formas do Mundo Inteligível. Assim, analisemos as alternativas:
A) Enfatiza as ideias no mundo sensível, buscando a verdade na natureza. (FALSO - para Platão, a verdade e a perfeição estavam no Mundo Inteligível, sendo o Mundo Sensível uma mera cópia das ideias inteligíveis).
B) Retrata a doutrina das ideias e salienta a existência do mundo ideal para fazer possível a verdadeira ciência. (VERDADEIRA - pois é no Mundo Ideal/Inteligível que residem as formas perfeitas e a verdade).
C) Prioriza a verdade do mundo concreto com a confiança no conhecimento dos sentidos. (FALSO - novamente, Platão considera o Mundo Concreto uma "cópia barata" e imperfeita do Mundo Inteligível, não sendo, portanto, confiável).
D) Sinaliza o valor dos sentidos como condição para o alcance da verdade. (FALSO - pelo mesmo motivo das anteriores).
E) Atenta para o significado da razão no plano da existência da realidade sensível. (FALSO - pelo mesmo motivo das anteriores).