06. (UFRJ) O sangue de Orlando aglutina quando colocado em presença de soro contendo aglutininas anti-A, e não aglutina quando colocado em presença de anti-B. Orlando casa- se com Leila que apresenta aglutinações, inversas. O casal tem um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos 2 soros, qual a probabilidade de esse casal ter filhos cujo sangue aglutine nos dois tipos de soro?justitique
Soluções para a tarefa
A partir da análise do enunciado, podemos afirmar que existem duas probabilidades corretas : 25% ou 0%. E para chegarmos nesses resultados, vamos nos lembrar de algumas características do sistema sanguíneo ABO.
- E do que temos que nos lembrar ?
Esse sistema é composto por 4 sangues, são eles :
- Sangue A (dado pelo genótipo homozigoto e pelo heterozigoto )
- Sangue B (dado pelo genótipo homozigoto e pelo heterozigoto )
- Sangue AB (dado pelo genótipo )
- Sangue O (dado pelo genótipo homozigoto recessivo )
Além disso, temos que nos lembrar que nas nossas hemácias podem ou não existir proteínas chamadas de aglutinogênios, existem 2 aglutinogênios, A e B, e cada um vai determinar nosso tipo sanguíneo, de tal maneira que :
- Sangue A possui aglutinogênio A
- Sangue B possui aglutinogênio B
- Sangue AB possui os 2 aglutinogênios
- Sangue O não possui aglutinogênios
E no nosso plasma sanguíneo, vão existir outras proteínas chamadas de aglutininas, que são os nossos anticorpos do sistema ABO, também existem 2 tipos de aglutininas, anti-A e anti-B e influencia da seguinte maneira :
- Sangue A possui aglutinina anti-B
- Sangue B possui aglutinina anti-A
- Sangue AB não possui aglutininas
- Sangue O possui as duas aglutininas;
Ou seja, se por acaso uma pessoa com sangue A doar para alguém com sangue O, as aglutininas anti-A presentes no plasma do paciente com sangue O, vão aglutinar as hemácias do doador levando muitas vezes o indivíduo à óbito. O sangue AB não sofre rejeição por possuir os 2 aglutinogênios, e o sangue O só pode receber de sangue O porque se não sofre aglutinação por possuir as duas aglutininas.
Tendo posse dessas informações, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que o sangue de Orlando aglutina quando colocado em presença de soro contendo aglutininas anti-A e não aglutina quando colocado em presença de anti-B. E ele se casa com Leila que apresenta aglutinações inversas. O casal teve um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos 2 soros e nos pergunta qual a probabilidade desse casal ter filhos cujo sangue aglutine nos 2 tipos de soro.
Vamos utilizar as informações supracitadas para determinar o sangue de cada indivíduo. Se o sangue de Orlando aglutina no soro anti-A e não aglutina em soro anti-B, isso significa que ele possui sangue B. Leila possui sangue A pois a questão nos informou que ela apresenta aglutinações inversas. O filho do casal não aglutinou em nenhum dos 2 soros, então o sangue dele é o AB, e quer saber a probabilidade de ter filhos cujo sangue aglutine nos 2 tipos de soro, ou seja, quer saber qual a probabilidade de ter descendentes com sangue O.
E agora podemos determinar as probabilidades, e nós podemos concluir que existem duas possibilidades. Como o casal teve um filho AB, mas a questão não nos disse qual o genótipo dos pais, nós não temos como saber qual o genótipo correto, entretanto, nos 4 cruzamentos em que foi gerado um individuo com sangue AB, apenas em um foi gerado um indivíduo com sangue O. Nos demais cruzamentos expressos abaixo, ninguém com sangue O iria nascer.
- Cruzamento entre 2 homozigotos
- Cruzamento entre um heterozigoto do sangue A e outro homozigoto do sangue B
- Cruzamento entre um heterozigoto do sangue B e outro homozigoto do sangue A
- Cruzamento realizado entre 2 heterozigotos :
Em suma, a partir dos cruzamentos realizados, podemos afirmar que existem duas possibilidades, ou de 25% se for entre 2 heterozigotos para o sistema ABO ou de 0%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/50025570
https://brainly.com.br/tarefa/51177310
Bons estudos e espero ter ajudado :)