Química, perguntado por Chieda, 11 meses atrás

06. (Uerj 2019) Pesquisas recentes visando à obtenção do elemento químico ununênio de número atômico baseiam-se no princípio da formação de um átomo a partir da fusão entre átomos menores.
Considere um experimento de fusão completa, em um acelerador de partículas, entre átomos do e de outro elemento químico, resultando no como único produto.
Indique o número atômico e o símbolo do outro elemento utilizado no experimento de fusão completa com o titânio.

Em seguida, determine a quantidade de nêutrons do e escreva o símbolo do elemento de maior raio atômico pertencente ao mesmo grupo do titânio na tabela de classificação periódica.
Dados:

Grupo 4 ou família IVB da tabela periódica:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
9

Utilizaremos a equação nuclear para relacionar os números atômicos (Z). Em seguida, basta consultar a tabela periódica e identificar à qual elemento pertence o "Z" determinado.

X  + Ti → Uun

Ou seja,

a  + 22 → 119

a + 22 = 119

a = 97

Consultando a tabela temos que _{22} Ti^{48}

A =  p^{+} + n^{0}

48 = 22 + n^{0}

n^{0} = 26

Para escrever o número de maior raio atômico vale ressaltar que o raio atômico, na tabela, aumenta de cima para baixo num mesmo grupo. Ou seja, o átomo de baixo é sempre maior que o átomo de cima.

Dessa forma, temos que o maior raio atômico pertencente ao mesmo grupo do titânio na tabela de classificação periódica será o Rf.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes