06) Se o coeficiente de dilatação linear de um sólido é 3. 10-6 ° C-¹, qual é o seu coeficiente de
dilatação volumétrico ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O coeficiente de dilatação volumétrica de um material corresponde ao triplo do coeficiente de dilatação linear. Essa correspondência entre coeficientes é feita a partir da elevação ao cubo de todos os termos da dilatação linear.
Após receber energia térmica, sua temperatura aumenta e, consequentemente, seu volume também aumenta para um volume V, de forma que há uma variação volumétrica (ΔV= V – V0).
Explicação:
Dilatação Linear é o aumento de volume que acontece em apenas uma dimensão, no seu comprimento. É um processo exclusivo dos materiais sólidos submetidos a aquecimento térmico. Um exemplo simples de ocorrência de dilatação térmica pode ser observado nos trilhos de trem. Eles são submetidos a temperaturas altíssimas com a passagem das carruagens e a agitação dos átomos que o constituem faz com que o caminho de ferro expanda. Os trilhos, porém, têm espaço para aumentar de volume. Isto decorre do fato de, entre eles, haver juntas - pequenos espaços deixados propositalmente - sem os quais, entortariam.
O aumento da dimensão de um corpo é proporcional ao aumento da sua temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura, maior a dilatação. Além disso, a dilatação depende também do tipo de material de que o corpo é feito, motivo pelo qual é muito importante considerar os respectivos coeficientes.
Além da dilatação linear, a dilatação térmica é classificada em outros dois tipos:
Dilatação superficial, cuja dimensão se reflete no comprimento e na largura.
Dilatação volumétrica, cuja dimensão se reflete não só no comprimento e na largura, mas também na profundidade.